jueves, 23 de septiembre de 2010

Se um toureiro te persegue na rua, é porque você está devendo !!!!

Se você acha que já viu de tudo, vou te dar uma receita simples: Mude de país, e você terá a oportunidade de ver coisas que jamais imaginou que pudessem existir.

Já vi muitas coisas diferentes na Espanha, mas uma delas superou minhas expectativas: Os serviços de cobradores de dividas.

A principio parece um trabalho como outro qualquer: Você pediu emprestado uma quantia de dinheiro a um banco, financiadora ou até mesmo um amigo, o tempo passou, e você nao pagou. É de se esperar que mais cedo ou mais tarde, alguém venha cobrar esta dívida de vocè.

Bom, sempre disseram que o Brasil é o pais da criatividade, mas neste caso a Espanha ganha de goleada. Alguns cobradores andam pelas ruas atrás de seus devedores vestidos das mais exóticas indumentárias: toureiro, escocês, zorro, ou até mesmo de palhaço.

A filosofia deste serviço é simples: Qualquer pessoa na rua que é seguida por um destes cobradores, é um devedor. E a vergonha de ser visto assim na rua, perseguido por um toureiro ou escocês, fará com a dívida seja paga rapidamente.

Normalmente estas empresas nao cobram pelo serviço se nao sao capazes de cobrar a dívida. Porém, caso o devedor finalmente se renda e pague o que deve, a empresa costuma ficar com 35% do valor da divida cobrada

Como nao podia deixar de ser, este serviço é considerado muito polêmico aqui na Espanha. Seus defensores alegam que este serviço é muito util quando já se esgotaram todas as possibilidades de cobrança: O devedor nao quer pagar de jeito nenhum, a justiça as vezes demora demais, e portanto, a unica chance que um devedor pague é fazendo-o passar vergonha na rua. Sim, porque estes cobradores nao sao nada discretos. Eles seguem o devedor por onde quer que ele vá (ao supermercado, ao trabalho, a banca de jornal, etc...).

Seus detratores dizem que este tipo de serviço nao está devidamente regulamentado, e além disso, nao cumpre com um o direito à intimidade, previsto na Constituiçao Espanhola. Existem inclusive associaçoes contra estas empresas de cobrança. Porém, em tempos de crise como vive a Espanha hoje em dia, a rua está cheia de toureiros, monges e outras figuras atrás de seus pobres devedores.

Fico imaginando este tipo de serviço no Brasil. Certamente nao funcionaria. O que ia ter de devedor puxando revolver da cintura, nao iria ser fácil.

Abaixo você poderá conhecer algumas das empresas mais conhecidas do setor de cobrança aqui da Espanha:

El Payaso Cobrador
clique aqui


El Cobrador del Frac
clique aqui


El Monasterio del Cobro
clique aqui



El Torero del Moroso (moroso significa "devedor")
clique aqui



El Buda del Moroso
clique aqui


El Zorro Cobrador
clique aqui


El Pregonero del Moroso
clique aqui


3 comentarios:

Luísa Gonçalves dijo...

Oi Edu! que lindo seu blog!!!!!
To conhecendo agora, que entrei nesse universo: tbm vim pra españa, um pouco mais abajo, na andaluzia!!!
fiz tbm um blog, o Trem Noturno pra Sevilha (http://tremnoturnoprasevilha.blogspot.com)
passa lá! vou t seguir e passar a acompanhar o q vc escreve! ;D
beijos!
Luísa

ps. uma amiga minha fez intercambio na coruna e amou! vou recomendar seu blog a ela,p ra matar as saudades

Anónimo dijo...

Isso não é tão novidade assim, no Brasil algum tempo atrás existia esse tipo de cobrador, mas acabou sendo considerado como cobrança abusiva e dava direito a indenização para a pessoa que sofria esse tipo de constrangimento, por isso não existe mais...

Anita dijo...

Acho engracado, meu preferido foi o Zorro. Mas todo mundo pode acabar se vendo na pior, sem ter condicoes de pagar MESMO, devido a tragedias pessoais. E isso passa a ser uma humilhacao publica. No BRasil nao funcionaria, o devedor iria partir para o tiro !