lunes, 20 de septiembre de 2010

Los gitanos

Com a deportação de milhares de ciganos romenos e búlgaros para seus países de origem por ordem do governo francês nas últimas semanas, mais uma vez a atenção do mundo volta-se para a minoria mais desprivilegiada do continente - a maior parte vivendo no Leste Europeu. Mesmo com o ingresso dos países dessa área na União Europeia , os milhões de ciganos de Romênia, Hungria ou Bulgária continuaram a viver em guetos, como ilhas do Terceiro Mundo na rica UE. Alvos da violência neonazista na Hungria, ameaçados na Romênia, os ciganos tornam-se bodes expiatórios também nos seus países de origem.

A ação francesa poderia desencadear "uma reação em cadeia" na Europa. Os ciganos da Alemanha ou França, há séculos nesses países, poderiam terminar vítimas de mais discriminação. O medo não é gratuito: uma pesquisa da Comissão Europeia, em 2008, mostrou que 25% dos cidadãos da UE sentiriam desconforto em ter um cigano como vizinho, contra 6% que manifestaram o mesmo em relação a outra minoria. .

Bom, gostaria de dizer que nao tenho absolutamente nada contra os gitanos (como os ciganos sao chamados aqui na Espanha), nem com brancos, indios, orientais, negros ou qualquer outra raça deste planeta. Este post tem apenas como objetivo mostrar um pouco a convivência que os ciganos tem com os espanhóis (que infelizmente se asemelha muito com o resto da Europa).

Analizando a situaçao dos ciganos aqui na Espanha, acho que é possível fazer um paralelo com a populaçao que vive nas favelas das grandes cidades brasileiras. Existem algumas semelhanças com estes dois grupos:

A Espanha vende mundo afora o baile e a musica flamenca, que é sem sombra de dúvida, um dos icones culturais mais emblemáticos do país. Milhares de turistas de todo o mundo visitam a Espanha para conhecer os "tablaos" que sao os locais (normalmente dentro de bares), onde se apresentam os artistas de flamenco. Para quem nao sabe, o flamenco e seus derivados, sao uma arte cigana, da regiao da andaluzia (sul da Espanha).


O Brasil, por sua vez, vende sua imagem em todo o mundo, através do samba e o carnaval, uma verdadeira industria que todos os anos movimenta milhoes de Reais, principalmente no Rio de Janeiro. O samba teve origem, como todos nós sabemos, na epoca da escravidao, e se desenvolveu durante décadas, nos morros cariocas.

Muita gente adora flamenco na Espanha, mas nao gostaria de ter um cigano como vizinho. Assim como muita gente no Brasil adora samba... Mas tem preconceito com favelado.

Ao contrário de outros países, a maioria dos ciganos na Espanha sao espanhóis, e nao estrangeiros. Por esta razao, o governo espanhol costuma desenvolver programas de integraçao de ciganos com o resto da populaçao espanhola. Porém o preconceito é muito grande, talvez até justificado. Vou dar um exemplo: Uma das maiores dificuldades da classe média espanhola é a hipoteca. Milhoes de familias trabalham duro para poder pagar as prestaçoes de suas casas e a maioria estará presa a uma hipoteca durante décadas. Por outro lado, algumas prefeituras vem cedendo imóveis à familias ciganas para diminuir a favelizaçao de seus municipios. Nao digo que nao seja uma medida social louvavel, mas é totalmente injusta com o resto da populaçao que paga seus impostos e enfrenta muitas dificuldades para chegar ao fim do mês. Existem "histórias" de ciganos que foram trasladados de seus núcleos para imóveis na cidade, e havia um problema enorme com os vizinhos, porque os ciganos cantavam até altas horas da noite, colocavam 40 pessoas para morar no imóveis e levavam animais nao muito apropriados para viver em um apartamento (cabritos, por exemplo).

Em algumas cidades, as prefeituras desenvolvem "oficinas de integraçao", onde os ciganos recebem aulas de convivio e adaptaçao com seus novos vizinhos.

Os ciganos sao conhecidos por ser extremamente fechados. Sua autoridade é o patriarca do grupo, portanto, o que diz o patriarca é lei. Seus casamentos sao arranjados entre eles mesmos, é rarissimo um cigano casar com uma pessoa que nao pertença a sua etnia. A taxa de abandono escolar entre este núcleo é altissima. As crianças ciganas crescem sem contar com uma formaçao escolar e quando adultos, se dedicam ao mercado informal de trabalho (venda de sucata, roupa em feiras, etc.). Na Espanha estao diretamente associados com tráfico de drogas, venda de produtos piratas e pequenos delitos. As pessoas costumam dizer que os fóruns espanhóis estao sempre abarrotados de ciganos que estao ali para responder por algum processo criminal, e dizem que se você bater no carro de um cigano, o melhor que você tem a fazer é cair fora.


Nao gosto de rotulaçoes. Todos os grupos sociais tem suas "ovelhas negras". Da mesma forma que no Brasil toda as coisas negativas sao associadas aos favelados, aqui na Espanha o mesmo acontece com os ciganos. Em ambos casos, o preconceito é fomentado de geraçao à geraçao, e estes grupos vao ficando cada vez mais excluidos e marginalizados pela sociedade, provocando polêmicas como a expulsao massiva de ciganos romenos pelo governo francês.

No hay comentarios: