martes, 21 de septiembre de 2010

A Familia Real Espanhola

A Familia Real Espanhola é um assunto que, como muitos outros, divide os espanhóis. Alias, é impressionante como qualquer assunto é capaz de dividir a Espanha em duas (ou várias naçoes). Acho que a unica coisa que une os espanhóis de verdade, é a hora da siesta !!! (que comentaremos em outro post).

Bom, a monarquia espanhola está longe de ser uma unanimidade. Existe uma imensa parcela de espanhóis que adoram a familia real, porém existe outro grupo, também muito grande, de espanhóis que sao republicanos até a morte.

A Espanha é um país históricamente monárquico. Se considera que a monarquia espanhola, tal e como a conhecemos hoje, começou em 1493 com a uniao de Isabel I de Castilla e Fernando II de Aragón, conhecidos como os reis católicos.

Desde entao, a monarquia espanhola fluia tranquilamente em berço esplêndido até 1873, quando houve uma tentativa de república que durou 1 ano. Logo houve outro periodo republicano (1931-1939), e finalmente com a Ditadura Franquista que durou longos 36 anos, a monarquia nunca mais foi a mesma.

Os detratores da monarquia espanhola tem 2 argumentos principais: o primeiro argumento é que quando Franco morreu, a Espanha praticamente teve que reconstruir toda sua estrutura politica do zero, e a populaçao poderia ter tido uma grande oportunidade de fazer um pleibiscito para escolher um regime monárquico ou republicano. E isso nao foi feito. Simplesmente o Rei Juan Carlos foi nomeado rei, sem nunca o povo ter sido consultado.

O segundo argumento é o mais utilizado: A monarquia espanhola consome um orçamento de milhoes de Euros todos os anos. Vivem como reis (desculpe o trocadilho), e tanta pompa e circunstância irritam milhoes de espanhóis que sofrem para chegar a fim de mês.

Realmente se pode observar que a familia real espanhola sabe disfrutar de sua posiçao. É muito comum ver os reis presentes em eventos esportivos internacionais, como a final da copa do mundo de futebol, em Roland Garros em Paris, ou em corridas de Formula 1 na Arabia Saudita, etc. Logicamente, mandar os principes a uma final de copa do mundo na Africa do Sul, nao é um gasto que desequilibre às finanças espanholas. Porém, sou partidário de "dar o exemplo", e acho que tamanha exposiçao na midia, em momentos de crise como os que enfrentamos hoje, é totalmente desnecessário.

A Familia Real na final da Copa do Mundo de Futebol na África do Sul

O Principe Felipe na final de Roland Garros

O Rei Juan Carlos no GP de Mônaco com o piloto espanhol Pedro De la Rosa

Também se fala muito das férias reais de verao da familia Real em Mallorca. Eu concordo que até um rei merece férias, mas todos os anos os jornais comentam o enorme gasto que gera as férias da familia real, entre o combustivel do seu iate, escoltas, automóveis, etc...

Férias de verao da familia espanhola em Mallorca

Pelo que eu posso acompanhar pelos jornais, a vida da familia real nao é nenhum conto de fadas, apesar da mordomia. É conhecido que a familia real nao tem "vontade própria". Eles sao meio que "obrigados" a estar presentes em dezenas de eventos intitucionais durante todo o ano (posse de presidentes na America Latina, foruns econômicos, cumbres, inauguraçoes, etc..). Eles sao proibidos pela constituiçao espanhola de emitir opinioes pessoais e (graças a Deus) dispoe de um orçamento para seus gastos limitados e controlados pelas cortes reais.

O Rei Juan Carlos é muito admirado pelos espanhóis, inclusive pelos "republicanos", principalmente depois do ocorrido no dia 23 de fevereiro de 1981, quando houve um golpe de estado conhecido até hoje como "23-F", quando forças militares tentaram assumir o poder e restaurar o regime franquista. O Rei Juan Carlos usou de sua autoridade e poder para sufocar a tentativa de golpe, e desde entao, o Rei é considerado como um dos grandes pilares da democracia espanhola.

Tentativa de golpe de Estado em 23 de fevereiro de 1981

Na Espanha se costuma dizer que existem poucos monarquistas, mas muitos "juancarlistas", pessoas que nao apoiam a monarquia, mas admiram o Rei Juan Carlos por seus esforços em estabelecer uma estabilidade política na Espanha.

Hoje o Rei Juan Carlos tem 72 anos e já mostra claro sinais de cansaço. Seu filho, o principe Felipe, é considerado por muitos, o herdeiro da coroa melhor preparado para assumir o trono na história da Espanha. Porém, seus diplomas internacionais, fluência em idiomas, e algum carisma, nao serao suficientes para conquistar o povo espanhol, que nao vê a monarquia como um sistema de futuro para a Espanha.

Quando o Rei Juan Carlos falecer, tenho certeza (pode escrever aí) que a continuidade da monarquia espanhola será muito questionada. As monarquias européias vem desaparecendo desde o século 19, e o futuro rei da Espanha certamente irá enfrentar muita resistência para desempenhar seu papel de rei. Se seu reinado será próspero e duradouro...... Só o tempo dirá

3 comentarios:

Luísa Gonçalves dijo...

oi edu, seeeeensacional seu post! valeu! meu professor de arquitetura mandou a gente ler jornais e estar atento ao mundo e eu tava pesquisando sobre a política na espanha quando lembrei que você tinha escrito sobre a família real. muito informativo! adorei o post.
até a próxima!

Anónimo dijo...

Oi Edu tudo bem meu nome é Andréia eu fiquei feliz com seu blog e com as suas considerações. eu acompanho a família real espanhola pelos jornais e revistas e digo a vc que o principe Felipe pode até ser preparado mas carisma ele não tem, me parece meio abiduzido pela esposa que é extremamente petulante e mais um motivo de discordia entre os espanhois. a monarquis será muito questionada após a morte de Juan Carlos.

Edu Explica dijo...

Concordo com você. Vai ser um tremendo desafio para o Principe Felipe. Tem muita gente na Espanha que nao gosta da Letizia, vamos ver como ela se comporta !