miércoles, 3 de agosto de 2011

Por que você TEM que pagar caro por um vinho ?


Eu sempre gostei de vinhos, desde  a época que eu morava no Brasil. Infelizmente consumia menos do que eu gostaria, basicamente por três motivos:  Pelo preço, pelas poucas opcoes, e pelo clima,  que normalmente pedia uma loira e gelada cervejinha.

Quando comprava um vinho, tentava escolher um tipo mediano, ou seja, descartava os "Sangue de Boi" e similares do mercado, porque "aquilo" nao deveria ser considerado vinho. Mas também fugia dos vinhos caros, por duas razoes: primeiro porque nao sou rico e segundo porque NAO FAZ SENTIDO !!!!!

Em algumas ocasioes, quando era convidado para ir a casa de alguém, as vezes me serviam vinho, coisa que eu sempre agradecia. Quando  provava o primeiro gole, meu anfitriao, (como todo bom anfitriao) perguntava: "E aí gostou ?".  Eu dizia que sim, porque realmente estava  bom mesmo, mas logo após a minha resposta, vinha o comentário: CUSTOU 200 REAIS !!!! Eu juro que tentava, mas nao dava para agir com naturalidade.... Meus olhos arregalavam, eu engolia em seco, e fazia aquele sorriso falso do tipo (ah é ? legal !!!). Porque para mim um comentário desse tipo é completamente desnecessario.

Lógico que um vinho que custa 200, 400 ou 1000 Reais só pode ser um excelente  vinho. Se nao fosse assim,  deveriamos chamar a policia e prender o fabricante. Mas, para gastar essa grana,  ou você é rico ou tem que ter muita  coragem para pagar este absurdo. Basicamente porque existem centenas de excelentes opcoes de vinhos muito mais baratos. Porém, como vivemos em um mundo de aparências, o importante mesmo é gritar aos 4 ventos que  pagamos 200 Reais em uma garrafa de vinho.

E o que isso tem a ver com morar no exterior ?

Quem mora na Europa tem a disposiçao uma gama infinita de vinhos, principalmente espanhóis, italianos e franceses.  Aqui também existem vinhos caros, que custam 500 Euros, ou até mais de  1000 Euros. Porém, posso garantir que 90% dos vinhos europeus custam menos de 20 euros. E por menos de 10 Euros você pode comprar inclusive vinhos premiados.

Vou dar um exemplo: Um dos maiores especialistas de vinhos no mundo se chama Robert Parker (procura no google :) Todos os anos, fabricantes de vinhos de todo o mundo esperam ansiosos por sua lista anual dos 100 melhores vinhos. Para este post nao ficar gigante vou mostrar para vocès, a relacao dos 6 melhores vinhos espanhois segundo a lista Parker em 2009. Clique aqui

Como você poderá comprovar, o vinho mais caro desta lista é o "SYCAR LES SORTS 2007" que custa 13,62 Euros e obteve 90 pontos na prestigiosa lista Parker. Entao meu amigo, eu te pergunto: Por que você TEM que pagar caro, podendo pagar 11,95 em um vinho premiado ??

Nao me alongarei mais. Você que está lendo este post, sabe onde eu quero chegar. Infelizmente, parece que só podemos nos destacar dos outros, se pagamos caro por algo e espalhamos para todo mundo. Quanta gente no mundo inteiro poderia disfrutar de coisas boas pagando barato, e desta forma, fazer um pé de meia e dispôr de boas economias no banco, mas prefere viver de aparências, gastando o que nao tem, vivendo no cheque especial e pagando fortunas de juros. Por isso que muita gente tem um carrao na garagem, mas tem vergonha de mostrar sua casa. Isso é uma vaidade do ser humano, que nao depende de nacionalidade. Aqui na Espanha também tem muita gente que vive de aparência.

Portanto, para quem mora no Brasil, as opcoes de vinhos sao limitadas mesmo. Isso é fato, e eu reconheço. Infelizmente excelentes vinhos que aqui custam 10 ou 15 euros, chegam no Brasil com um preço extorsivo. Mas mesmo assim pesquise, porque apesar da oferta limitada, existem ótimas opçoes por bons preços. Nao justifica pagar 200 Reais.

Sei que de vez em quando a gente quer se dar um presente. Temos direito de disfrutar das coisas boas da vida, e as vezes, fazer uma extravagância nos faz sentir bem. Além disso, o dinheiro é seu,  ninguém paga as suas contas e você faz como ele o que quiser. Mas se um dia vocè tiver coragem de pagar 200 euros em um vinho, compre pra disfrutar com sua namorada/noiva/esposa.  Pagar essa grana, só pra ter o prazer de falar pros outros, eu acho lamentável.

E para finalizar, se você planeja vir a Europa, aí que nao justifica mesmo pagar caro. Seja esperto, faça sua grana valer mais.

3 comentarios:

Robbie Santos dijo...

Pois é, Edu... imagina que eu era dessas, viu? Não porque queria mas porque era preciso frente a sociedade. Graças a Deus, isso ficou para trás. Ontem mesmo bebi com o marido um tinto de reserva do Alentejo por 3 euritchos... isso sim é vinho bom! :D Beijos, tudo de bom!

.../.. dijo...

oi Edu! amei as explicações :)

eu tb detesto quem diz o preço das coisas... é falta de educação!
passei aqui para dizer que "roubei" um post seu (blog Brasil com Z - http://brasilcomz.wordpress.com/2011/06/13/algo-do-brasil-me-faz-falta/ ) para colar no blog 'sem ralo' ( http://semralo.blogspot.com/ ). se nao quiser, é só deixar um comentario que retiro. Obrigada e vou voltar

Edu Explica dijo...

Pode postar no sei blog "semralo". Gostei do nome :)

Mas é isso aí.... nossa sociedade está sendo educada (ja faz muito tempo) de viver de aparência