lunes, 5 de septiembre de 2011

O Churrasco na España (La Parrilada Española)

 

Aqui na Espanha, comer churrasco é uma triste aventura, principalmente para quem vem do Brasil e está acostumado a se esbaldar entre picanhas e outras delicias bovinas das tradicionais churrascarias brasileiras. Acredito que nossos "hermanos" argentinos sofram o mesmo drama.

Eu vivo na regiao da Galicia que é conhecida nacionalmente pelos mariscos (este sim sao inigualaveis), mas também pela carne. Inclusive existe um selo de qualidade chamado "Ternera Gallega" que certifica que a carne que tem este selo  é de excelente qualidade.  Bom, excelente qualidade para quem nunca saiu da Galicia, porque sem querer fazer trocadilho, "a carne é fraca".


Já tentei de tudo. Pedi dicas a "especialistas", comprei carnes de diferentes tipos e preços, mas ainda nao encontrei nenhuma peça que pudesse chegar aos pés da carne brasileira. Quando preparo um bife, a carne solta uma espuma esquisita na frigideira, os filés sao muito finos, duros e as vezes elásticos.

Tem uma carne aqui na Espanha chamada "solomillo" (que de acordo com o Wikipedia corresponde ao nosso contra-filé), que dizem os "experts" ser o supra sumo das carnes espanholas. Tomara que seja mesmo, porque o quilo custa em torno de 40 euros !!!! Eu nunca comprei, porque é um preço que nao posso pagar, porém já tive a oportunidade de comer em restaurantes e realmente é uma carne muito saborosa, mas eu ainda nao tive a oportunidade de come-la em "formato de churrasco".  A que eu comi veio servida assada no forno, ao molho  madeira e acompanhada de pimentao e tomate. Portanto, preciso que alguem me convide para um churrasco com Solomillo (acho dificil), para ter uma opiniao formada.

Ja fui convidado para alguns churrascos (feitos por espanhóis) e o sistema deles é parecido ao nosso. Cortam a carne em pedaços e colocam em uma espécie de grelha. Aqui nao se costuma utilizar carvao, o povo faz o churrasco à lenha, que pessoalmente acho que melhora muito o sabor da carne. Quanto a variedade das carnes, nao há muita realmente, e o nivel, como disse antes, é "aceitável".

Em um destes churrasco que fui convidado, levei um tupperware com molho a campanha. A galera estranhou um pouco aquela mistura de pimentao, cebola e tomate picado com vinagre e azeite, porém quando se serviram com a carne, ficaram malucos !!! O molho acabou em 5 minutos.

A carne espanhola é  inferior a brasileira basicamente por dois motivos: A raça do boi espanhol é diferente e os cortes  sao feitos de outra forma. Além disso, aqui na Espanha nao existe molho a campanha, nem a nossa farofa que sao items indispensaveis em um bom churrasco. Sem falar na caipirinha !!!! A proxima vez que me convidarem para um churrasco, vou levar molho a campanha, farofa e caipirinha. Tenho certeza que sairei dali sob aplausos !!!


De todas formas, os espanhóis sao cientes e reconhecem que as carnes sul-americanas (principalmente brasilerias e argentinas) sao superiores.  Inclusive, aqui na Espanha existem churrascarias brasileiras e argentinas que costumam estar sempre cheias. Dizem eles (os brasileiros e argentinos), que a carne vêm congelada de seus respectivos países. Tenho minhas dúvidas. Mas a qualidade é muito boa. Nao é igual a carne servida nas churrascarias brasileiras, mas para quem mora no exterior, está ótima.

Para fechar o post, vou deixar uma curiosidade para vocês. Uma vez me perguntaram o que acontecia com a carne dos touros que eram mortos nas touradas em Madrid. Essa pessoa me perguntou se a carne era doada para a caridade. Quem dera se fosse assim. A carne dos touros mortos nas touradas vao para restaurantes de Madrid que cobram uma fortuna pelo prato. Normalmente eles colocam um cartaz na porta do resturante avisando que hoje será servida a  carne do touro morto na tourada do dia "tal" pelo toureiro "tal".   E como disse, o prato sai caro.  Afinal de contas, nao é todo o dia que você come a carne de um touro morto por um toureiro famoso !!! Coisas de país de "primeiro mundo".


5 comentarios:

Anónimo dijo...

Oi! Adorei seu blog estoy me divertindo horrores lendo suas entradas sobre as mais diversas curiosidade da espanha. Eu gosto muito desse pais tambem e quem sabe um dia nao me mude como vc. Estarei sempre acompanhando o seu blog. beijos

Carolina
dsfcarolina@hotmail.com

Edu Explica dijo...

Oi Carolina.

Obrigado pelas visitas. Este blog nao é atualizado diariamente mas pelo menos 1 vez por semana tem um post novo. A proposta é essa mesmo, informar e divertir. Que bom que você gostou. Volte sempre !

Anónimo dijo...

Coprei solomillo ontem no Corte Ingles... 1 Kg pagamos U$60,00 absurdo!!! Mas realmente, mesmo não chegando nem perto das carnes brasileiras, essa é a melhor de todas nas espanha.
Estou em desacordo com a Wikipedia, pois está carne está mais proxima à um Filet Migon.
Fiz um aparmagiana e ficou PERFEITO!!!!!!!!

Adorei seu blog ...
Um grande abraço
Micheli

Sara dijo...

Eu não acho que eu possa ter uma melhor alimentação para compartilhar com a família ou pessoas que você quer um bom almoço com grelhado tão última semana fui almoçar no a figueira rubaiyat verdade foi excelente.

Ramon Arbelaiz dijo...

O Solomillo de España é o Filé Mignon e não o Contra Filé