lunes, 11 de abril de 2011

Orelha de porco, braço de cigano e outras bizarrices‏


A Espanha  é mundialmente conhecida por sua cozinha mediterrânea. O país tem uma riqueza gastrônomica inquestionável, porém no que se refere a doces, acho que ainda tem muito que aprender, principalmente para quem vem do Brasil, e está acostumado com tanta coisa gostosa como quindim, cocada, pavês e outras guloseimas nacionais.

Para começar,  na Espanha o povo adora colocar chantilly em tudo. Chantilly no sorvete, chantilly nos folheados, chantilly nos bolos, etc...  Tem uns doces que tem um chantilly rosa, outros que o chantilly é azul, que dá um aspecto muito  esquisito ao doce... Me faz lembrar aqueles ovos rosados dos botecos no Rio de Janeiro. Outra coisa que é amplamente usada na Espanha que eu odeio:   frutas cristalizadas !!! Eca !!! Existe  um doce específico que para mim é o campeao dos piores, principalmente porque reune  chantilly e frutas cristalizadas. E nao pensem que vem com pouco chantilly nao... Vem com MUITO chantilly (no recheio !!!!) e para piorar é salpicado de frutas cristalizadas. Uma bomba calórica que nem gostosa é... O nome do "bicho" ? Roscón de Reyes !! 


Na época que se comemora a festa dos reis magos (6 de janeiro),  uma data amplamente celebrada em todo o país, as padarias venden  o "Roscón de Reyes" que é uma das coisas mais nojentas que eu ja vi na vida. Como vocês poderao comprovar na foto acima, nao estou exagerando. O doce é composto de uma rosca de farinha, que é cortada ao meio, para adicionar uma camada espessa e gordurosa de chantilly.... A cobertura leva açucar e frutas cristalizadas .... cruzes !!!!  Algumas roscas tem "mini-brinquedos" escondidos no recheio, para "divertir" as crianças .... Em uma época que os brinquedos tem uma ampla fiscalizaçao para evitar que crianças pequenas engulam acidentalmente peças pequenas, este roscón de reyes é realmente um belo exemplo !!!

Outro doce que me chamou a atençao foi o "brazo de gitano" (braço de cigano). O nome  é original, já o doce..... Bom, esta guloseima lembra muito o rocambole, e como o próprio, pode ser feito de vários sabores... tem de chocolate, de morango, e de ...... chantilly !  Repare na foto abaixo. O doceiro nao poupou esforços para deixar o doce bem carregado de chantilly. Já vi brazo de gitano feito de sorvete, que nao está mal, porém nao é nenhuma maravilha. 


O seguinte doce, é  da regiao que eu vivo (Galicia).  Se chama "orella de porco" (orelha de porco), que é um doce tipico gallego feito na epoca do carnaval. De todos os 3 doces aqui descritos, este será talvez,  o menos pior, já que é uma iguaria bem simples que nao leva adereços.  Lembra muito um crepe, porém é bem rigido e quebradiço. Normalmente se consome tal e como aparece na foto, salpicado de açucar. Mas tem gente que adiciona chocolate, mel, queijo ou .... chantilly !!!!



Quanto alguém no escritório faz aniversário, geralmente se encomenda uma bandeja de doces (ou pasteles, como se diz por aqui). Daí vêm uma bandeja cheia de docinhos surtidos de chocolate, de morango, de creme, etc, como ilustra a foto abaixo… Sao até “bonitinhos” de se ver, mas nao tem gosto de nada, é uma farinha com um chantilly muito do sem vergonha…. Antigamente, quando tinha um desses aniversários eu até comia para nao ser chato, mas depois desisti. Agora digo que estou de dieta e nao posso comer…. O que eu nao aguento sao os comentarios do povo (que rico, que exquisito….!!!)…….



Bom, como vocês poderao comprovar, nao escrevi um texto ressaltando as maravilhas dos doces espanhóis, porque realmente nao encontrei "o doce" espanhol por excelência. Logicamente tem muita coisa gostosa na Espanha, mas nao sao doces tipicos, sao basicamente coisas que podemos encontrar em qualquer lugar.Eu basicamente consumo muito sorvete e chocolates, nao sou muito chegado à doces, portanto nao tenho problemas neste campo. O que me chamou atençao realmente foi essa obsessao pelo chantilly (e pelo mal gosto)  de combinar ingredientes que nao fazem exatamente uma "combinaçao perfeita".

Me perdoem os espanhóis, amo a Espanha, sua cultura, música, tradicoes e sua gastronômia.... Mas nao existe lugar perfeito, e a Espanha (na minha modesta opiniao) nao é a terra dos doces. 

 

Para nao ser injusto, existe sim um doce na Espanha que nao tem competidor direto. O "torrone de navidad". Na época do natal, é o doce que mais se vende, tem de chocolate de amendoim, e o clássico, que é de amêndoas. Este doce sim é muito bom, e nao vi outro país produzir um similar de tamanha qualidade. A unica  desvantagem é que em 90% dos casos sao industrializados, mas sao muito bons !!

5 comentarios:

Patricia dijo...

o torrone podia ser pior
podia ter chantilly. haha ;D
uhhm eu ate gosto de chantilly, mas do jeito que vc fala, eh daqueles safados gordurosos né?! nhaca! ;p

Edu Explica dijo...

pela foto do roscón de reyes você já pode ter uma idéia do nivel do chantilly... é daqueles que deixa uma sensacao esquisita na lingua !!

Carla dijo...

O Edu tem e-mail pra eu fazer 2 perguntas sobre onde ele vive ? Juro não atraoalhar nem incomodar (muito).

Emilia dijo...

Oi Edu,

Acabei de voltar de Sevilla recentemente e devo concordar com vc, os doces espanhóis são mto sem graça. Vc não tem idéia como bateu a saudades de comer um doce brasileiro, o famoso brigadeiro! A única coisa que me salvava em termos de doce na Espanha eram os sorvetes, tudo isso para me refrescar da "primavera" de 35 graus!

Abs

Anónimo dijo...

Oi, encontrei seu blog por acaso e estou achando super legal. Também estou morando na Espanha(Alicante). Vc fez um excelente comentario sobre os doces espanhois e eu q sou louca por sobremesa tenho passado mt mal por aqui, quando quero comer tenho q fazer, pq definitivamente são péssimas as opções deles. E ri mt por vc dizer q ñ suporta os comentários deles: q rico, q exquisito! Concordo demais, coitados ñ sabem o q é um bela sobremesa e docinhos gostosos. Abçs. Juliana.