jueves, 24 de marzo de 2011

E o clima mudou alguns hábitos...


As vezes, você muda alguns hábitos só pelo fato de ter mudado de bairro. Imagine que mudanças nao provocam viver em outro país, principalmente em outro continente.

No meu caso, alguns aspectos da minha vida mudaram por causa do clima. E isso que a Espanha é considerada um país "tropical", na Europa. Mas quando o inverno chega, é frio de verdade, as horas de sol sao escassas, e  eu acho que a temperatura, a humidade e a luz transformar as pessoas de alguma forma.

Meu modo de viver de modo geral nao mudou muito, mas o pouco que mudou, foi de forma um quanto tanto radical.

A começar pelo consumo de álcool. Eu morava no Rio de Janeiro, uma cidade mega quente. O chopp e a cerveja sao consumidos abundantemente nos botecos, na praia, nos quioques e nos churrascos de fim-de-semana.  Eu adorava uma cerveja.  Nao  todos os dias, claro. Em casa por exemplo,  nunca consumi cerveja. Eu a associava cerveja com churrasco, festa, barzinho ou praia. Aliás,  na praia e no happy-hour do escritório, uma "loira gelada" caía tao bem !!


Aqui na Espanha, meu consumo de cerveja praticamente zerou. De vez em quando gosto de comprar uma cerveja alema ou belga, porque sao fortes, muito incorporadas (e baratas). Troquei a cerveja pelo vinho, bebida que raramente consumia no Brasil. Tomo vinho praticamente todos os dias. E se no Brasil, cerveja em casa nao combinava, aqui na Espanha, tem que ter vinho na mesa na hora do jantar.  Meu consumo médio é de 1 garrafa por semana, o que equivale a 1 taça e meia por dia. Um consumo moderado e saudável. Nao me tornei expert, mas ja provei centenas de marcas e hoje em dia ja tenho minhas preferências no que se refere ao tipo de uva, regiao, etc... Coisa que no Rio eu era um completo ignorante.


Falando em saudável, o clima me tornou sedentário. Ou melhor, tornava.... Porque há uns meses voltei a correr. Mas no Rio de Janeiro, esporte era um hábito diário. Corria, andava de bicicleta... Nao tinha um dia que eu nao praticava alguma atividade física. Aqui na Espanha, fiquei sedentário. No inverno, as horas de luz sao limitadas, e no fim do expediente, o dia está totalmente escuro e frio, fica díficil se motivar para fazer um esporte ao ar livre (apesar de que os "locais" correm independente do clima". No inverno, a motivaçao é realmente zero. Como nunca gostei de academia, o frio me desmotivou. Fico pensando como os brasileiros fazem na Alemanha, Bélgica e outros países mais frios. Tem que gostar muito de academia.....


E outro hábito que eu adquiri foi dormir mais. No Rio de Janeiro, dormia pouco principalmente pelo calor. O travesseiro, os lençóis, tudo incomodava. Aqui no frio, com 2 cobertores e um edredom e as baixas temperaturas do inverno, sao um convite para uma longa noite de sono. Sem contar que a Espanha é o país da siesta. O comércio fecha em algumas cidades pela tarde, as coisas parecem que sao mais lentas, o mês de agosto o país praticamente fica parado... E isso dá uma preguiça... dá um sono.... depois do vinho entao.... No Rio, minha média de sono era de 6 horas. Hoje é no minimo 8, isso dá 33% mais de tempo na cama. Mas nao me queixo, é muito bom.


Portanto, foram basicamente 3 coisas que mudaram radicalmente no meu estilo de vida. Estou tentando lutando para eliminar um dos novos hábitos que é o sedentarismo. Pouco a pouco vou conseguindo.

Uma curiosidade: Aqui na Espanha passei a comer MUITO, mas MUITO mais feijao do que no Brasil. No Brasil, raramente comia feijao, e aqui na Espanha como praticamente todas as semanas. Isso tem duas explicacoes basicas: O frio é mais apropriado para comer feijao que o calor, e te proporciona uma siesta tao gostosa.... O outro motivo é que no Brasil eu almoçava na rua  e tinha portanto uma variedade enorme de pratos a disposicao. Aqui na Espanha, eu almoço em casa, e para nao viver na cozinha, faço um panelao de feijao para muitos dias. É curioso nao ? Tive que sair do Brasil para passar a comer feijao !! Que alias, aqui na Espanha existe uma abundância de feijao nos mercados. Tem branco, preto, marrom, vermelho, pintado, redondo, ovalado, pequeno, grande... Dá pra passar meses sem repetir o mesmo feijao.

As vezes penso que minha escolha pela Espanha foi perfeita, pelo fato do país ter um clima bem temperado. Se eu morasse em um país muito frio, acho que beberia mais, dormiria mais e sería mais sedentario. Em suma, ia virar um gordo preguiçoso. Acho que além da cultura e dos costumes, o clima é um fator que tem uma influência direta nas mudanças de hábitos das pessoas.

1 comentario:

Josane Mary dijo...

Oi, Edu, tudo certinho?
Encontrei o seu blog no ‘Mundo Pequeno’ e vim fazer uma visitinha!
MARAVILHOSO o seu post!
Também sou expatriada; sai do Brasil em 2000, e desde 2003, moro na Holanda.
O choque cultural existe e acaba sendo benéfico - de uma maneira ou de outra -. Sou da opinão que existem coisas boas e ruins em qualquer lugar do planeta! Nós é que temos que ressignificá-las à nossa moda!

Será uma alegria se visitar o meu cantinho virtual, que é: http://josanemary.wordpress.com/mevrouw-jane/

Tenha um ótimo final se semana, nessa Espanha que conheço e gosto muito!
Grande abraço.
Josane Mary