lunes, 30 de agosto de 2010

Um país hipotecado

Um dos grandes desafios (e as vezes dramas) da classe média espanhola é pagar a hipoteca. A Espanha é um dos países da UE com mais familias hipotecadas, e eu confesso que este assunto me assusta bastante.

A Espanha desde muitas décadas tem uma cultura de aquisiçao de patrimônio, e por isso os jovens sao orientados por seus pais a comprar um imóvel para morar. No entanto, na época que estes pais eram jovens nos anos 60, comprar um imóvel nao era uma tarefa tao impossivel. Conversando com pessoas mais velhas, eles me contam que nos anos 50-60 muitos espanhóis imigravam pela Europa afora (Alemanha, Inglaterra e Suiça principalmente), trabalhavam durante uns 10 anos e voltavam para a Espanha com dinheiro suficiente para comprar um bom apartamento na capital.

Hoje tudo mudou. Nao dá para economizar 10 anos para comprar um apartamento. No minimo, um espanhol de classe média terá que economizar o triplo do tempo, e mesmo assim será dificil achar um bom apartamento, e fora da capital.

Vamos aos numeros: Vou dar aqui uns valores aproximados, baseando-me nos anuncios de jornal.

Um apartamento de 80m2 no centro de Madrid pode ter um preço médio de 350.000 Euros (aproximadamente 850.000 Reais). E nao estou falando de um imóvel novo com piscina, garagem e vista para o mar (até porque Madrid nao tem mar :) ... Falo de um imóvel cujo edificio tem mais de 50 anos e em alguns casos sem elevador.

Diferente do ocorre no Brasil, os imóveis no centro da cidade sao megavalorizados. Ninguém quer morar no centro do Rio, Sao Paulo ou Belo Horizonte, porém morar em bons imóveis no centro de Madrid, Barcelona, Londres ou Paris é para gente rica.

Em Barcelona ja vi anuncios de apartamentos de 120 m2 no centro por 1 milhao de Euros (aproximadamente 2.4 milhoes de Reais). Quando vi as fotos do imóvel, cai pra trás. Era um edificio antigo, de elevador com porta pantográfica e sem garagem. Mas era um apartamento de 120 m2 que é um excelente tamanho e no Centro de Barcelona, que é uma cidade muito bem cotada na Espanha.

O problema é que o salario medio de um jovem na Espanha é de 1.000 Euros. Como é possivel um jovem que ganha 1.000 euros, poder comprar um imovel que custa em média 300.000 Euros ??? Normalmente este jovem se casa e assim poderao utilizar um dos dois salários do casal para pagar a hipoteca. O que é um sacrificio enorme, porque durante décadas o casal irá sacrificar um de seus salarios completo para pagar a hipoteca.

O prazo para pagar a hipoteca pode variar entre 10 e 50 anos. A grande maioria das pessoas que se hipotecam na Espanha, fazem contratos de 30 anos.

A questao é a seguinte: Se você começa a pagar uma hipoteca durante os próximos 30 anos, começando a pagar com 40 anos, o imóvel só será 100% seu, quando você tiver 70 anos de idade. Ou seja, milhoes de espanhóis passarao os melhores anos de suas vidas, endividados, tendo que limitar seu orçamento e cortar certos luxos durante décadas. E quando finalmente adquirirem o imóvel, o edificio já ficou antigo.

Muitos jovens tem optado pela compra de imóveis fora da capital, em regioes conhecidas como "afueras". As "afueras" sao cidades que se localizam no entorno metropolitano das grandes capitais e as vantagens de morar nestes lugares sao muitas:

Normalmente sao cidades que eram muito pequenas há 10 anos atrás e com um boom imobiliario, foram renovadas. Muitos edificios foram construidos, com materiais novos e desenhos modernos . Estes imoveis nao sao tao caros como na capital e costumam aparecer ofertas bastantes interessantes. A unica desvantagem é a distância com a capital. Em Madrid, todos os dias circulam trens lotados que trazem e levam moradores das "afueras" que vao a capital trabalhar. Na maioria dos casos, pode-se levar em torno de 1 hora para chegar a Madrid (no melhor dos casos).

Abaixo você poderá ver fotos de algumas cidades que ficam nas afueras. Muitas sao bem apraziveis de se viver:


(Majadahonda - Madrid)


(Saint Cugat de Valles - Barcelona)


(Oleiros - La Coruña)

Quem quer fugir da Hipoteca tem que se render ao aluguel. E aqueles que sentem a necessidade de ter um imóvel próprio escolhem entre ficarem presos a hipoteca por 30 ou 40 anos, ou optar comprar um imóvel mais barato, mais simples e fora das capitais, e desta forma se hipotecar por menos tempo. O problema é que quanto mais barato for o apartamento, pior será sua qualidade e em alguns casos o bairro nao será dos melhores.

Com a crise que vem assolando a Espanha desde 2008, muitos espanhóis perderam seus imóveis porque nao foram capazes de pagar suas hipotecas. É uma situaçao muito triste, porque é o fim de um sonho e o começo de um pesadelo. Algumas pessoas que perderam o imóvel, também perderam todo o dinheiro pago até entao e ainda ficaram com dividas. É uma situaçao desesperadora.

Sem sombra de dúvida, a hipoteca é uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos espanhóis atualmente.

1 comentario:

anlene gomes dijo...

Bom dia Edu, descobri seu blog por acaso. Gostei muito. Ajudo a Luciana Misura a listar blogs de brasileiros na Espanha. Gostaria de saber se posso incluir o seu! http://www.mundopequeno.com/
Também vou te indicar para este:
http://brasilcomz.wordpress.com/
Um abraço!