domingo, 29 de agosto de 2010

Las Marcas Blancas


Se tem uma coisa que me dá prazer aqui na Espanha é consumir produtos de marca branca. Basicamente por duas razoes: pelo preço, mas principalmente pela qualidade.

No Brasil temos um certo preconceito (até justificado) com as marcas brancas porque as associamos com produto de má qualidade. Afinal de contas, você nao vai deixar de tomar um iogurte danone para tomar um iogurte Sendas. Ou deixar de beber uma coca-cola para tomar um "Carrefour-Cola".

Nem aqui na Espanha eu trocaria a coca-cola por uma marca branca de mercado. Afinal de contas tudo tem um limite. E se a coca-cola é o líder mundial de refrigerantes, nao vai ser um Sendas-Cola que vai querer concorrer no mesmo nivel.

Entretanto, aqui na Espanha existe variedade enorme de supermercados, por citar alguns supermercados na Espanha temos: Carrefour, Lidl, Eroski, Mercadona, Haley, Gadiz, Froiz, Caprabo, Hipercor, Gadis, Alcampo, etc, etc... Todos eles oferecem uma amplia variedade de marcas brancas e eu fiquei muito impressionado com a qualidade destes produtos.

Alguns exemplos:

Um pote de sorvete Hagen Dazs de meio litro custa em média 5 Euros. Um pote de sorvete do mesmo tamanho da marca Eroski custa a metade do preço, e posso te garantir que o sorvete do Eroski nao deixa nada a desejar em relaçao ao Hagen Dazs. Você pode achar que eu estou brincando, mas se você conhece alguem que mora na Espanha pergunte sobre o sorvete de chocolate belga do Eroski !!!

O pudim de leite do mercado Haley custa a metade do preço do pudim de leite da marca Asturiana, que é um grande marca espanhola, e o sabor da marca branca chega a ser melhor.

Claro que paladar e gosto sao coisas muito particulares. Mas é de senso comum aqui na Espanha de que as marcas brancas atingiram um nivel de qualidade excelente, e fazer uma compra dando preferência a marca brancas, pode gerar uma economia de até 64% ao ano (dados do Instituto do Consumo da Espanha).

Aqui também existe um certo preconceito com marcas brancas. Tem gente que torce o nariz para marca branca e prefere pagar mais caro por uma marca conhecida. Eu admito que existem alguns produtos (como a coca-cola por exemplo) que tem um sabor e qualidade que nenhuma marca branca consegue superar. No entanto, praticamente minha compra de supermercado é composta praticamente de 80% de marcas brancas, todas elas com qualidade e sabor superior ou igual aos seus similares de marca.

No hay comentarios: