sábado, 28 de agosto de 2010

Los Toros

O post de hoje é sobre um ícone espanhol, os touros !!!!! Assunto muito em voga aqui na Espanha, os touros geram polêmica por onde passam. Vou explicar neste post o que os espanhóis acham dos touros, o que está por tras da "indústria" das touradas e vamos conhecer também varias festas envolvendo touros Espanha afora.

Para quem acha que as touradas sao a paixao nacional na Espanha está parcialmente enganado. Eu digo "parcialmente", porque é inegável que as touradas lotam as plazas de toros, cujas entradas tem preços para todos os bolsos (desde 5 até 100 Euros). O preço varia em funçao do local onde você quer ficar dentro da plaza. (existe uma página de internet onde você pode comprar as entradas: www.taquillatoros.com).

Por outro lado, existe uma parcela muito grande da populaçao que é totalmente contra os touros. Sao pessoas simpatizantes dos direitos dos animais e seu principal argumento é que a tourada é um ritual de sacrificio, onde o touro luta para viver, sofre durante horas sendo apunhalado, para no final morrer diante de centenas de pessoas.

Normalmente, sempre que acontece uma tourada, há manifestaçoes pró e contra estas festas. Dezenas de pessoas ficam nos arredores da Plaza gritando e insultando uns aos outros, como se fossem torcidas rivais de futebol.

Manifestaçoes de associaçoes dos direitos dos animais costumam organizar manifestaçoes por toda a Espanha, muitas delas, bastante criativas:

O movimento anti-taurino tem conseguido obter muitas vitórias ultimamente. No último dia 28 de julho de 2010, o parlamento da Catalunha aprovou uma lei que proibe as touradas em toda a regiao da Catalunha. Esta proibiçao entra em vigor em 2012 e gerou muita polêmica em todo o país, dividindo (mais uma vez) os espanhóis. Aqui você pode conferir neste link uma das noticias que saiu na época.

As touradas na Espanha sao um evento cultural de muitos séculos atrás. Na cultura da Península Ibérica, o Circo de Termes foi um local sagrado onde os celtiberos praticavam o sacrifício ritual dos touros. Se trata de uma indústria que move milhoes de Euros anualmente.

Por detrás do espetaculo taurino, existem milhoes de pessoas que vivem desta tradiçao. Há na Espanha diversas escolas para toureiros, medicos e enfermeiros especializados em feridas provocadas por touros, musicos que ganham seus trocados tocando "paso-dobles" durante as touradas, e açougues e supermercados que vendem a preço de ouro, a carne dos touros mortos nas touradas.

Na cidade onde eu moro (La Coruña) sao organizadas touradas nos meses de julho e agosto. Nos dias seguintes às touradas é comum encontrar cartazes nos açougues com os seguintes dizeres "Temos Carne de Touro da festa de ontem". Um dos pratos mais populares é o "rabo de touro", cuja peça pesa cerca de 2 kilos pode chegar a custar 100 euros !!

A Espanha é realmente o país dos touros. Além das touradas, existe uma grande variedade de festas populares envolvendo touros. A mais famosa de todas, que atrae milhares de pessoas de todo o mundo, é a festa de Sao Firmin em Pamplona:

Uma das actividades mais famosas das Festas de São Fermin é o encierro, que consiste numa corrida de touros, de 800 metros, pelas ruas principais do centro histórico de Pamplona, que culmina na Praça de Touros da cidade. Os encierros começam às 8 horas da manhã e duram, normalmente, de três a quatro minutos, entre os dias 7 a 14 de julho. É uma atividade muito perigosa, normalmente varias pessoas saem machucadas, e nao é muito raro que ocorram mortes. Mas a festa continua !!! (veja aqui um video desta festa)

Na cidade de Godella, Valência ocorre todos os anos uma esquisita festa taurina, onde o touro corre atrás das pessoas com duas tochas amarradas nos chifres: (clique aqui para ver um video)

Os espanhóis acham que além de fogo, touro gosta de brincar com água. Na cidade de Denia, todos os anos acontece a festa "Bous a la mar" (Bois ao mar). Os touros sao incitados para correr atrás das pessoas que vao em direçao a um pier. No final todo mundo pula e se joga no mar. O touro deve adorar !!!! (veja aqui o video)


Existem muitos argumentos a favor das touradas. Muitos dizem que centenas de pessoas dependem das festas dos touros para viver. É verdade que todas estas festas geram milhares de Euros todos os anos, e criam milhares de empregos. Outros dizem que as touradas formam parte da identidade do país, o que é verdade, já que a Espanha é conhecida mundialmente pelos touros. E finalmente, os defensores desta festa popular argumentam que o Touro nao sofre. Ele entra numa tourada com seu instinto predador no nivel mais alto. Ele está pronto para matar e sabe que pode morrer, e por isso ataca.

Eu sou contra as touradas, e torço para que pouco a pouco estes festejos acabem. Lamento pela perda de empregos e pelo dinheiro que é arrecadado, mas é fato que os touros sofrem. As imagens que você vai ver a seguir sao fortes. Mostram o grau de crueldade que um touro é exposto:
Os toureiros também sao vitimas. Este ano ocorreram varios incidentes ferindo gravemente a varios deles Quem torce para o touro vibra nesta hora !!!!

Recentemente um touro saltou na arquibancada ferindo 30 pessoas, na cidade de Tafalla, Navarra.
Bom, finalizando o post, eu deixo a pergunta em aberto. Você é a favor ou contra das touradas ?

3 comentarios:

Anónimo dijo...

No a la Tauromaquia ! Na minha opinião a España tem outras tradições muito mais interessantes que não são tão conhecidas no exterior. Parabéns pelo blog !

Anónimo dijo...

Olá Edu primeiro as tourada são uma grande imbecilidade espanhola os espanhois não surgiram junto com as touradas elas vieram depois e outra coisa tem que ser um RETARDADO MENTAL pra acreditar que os touros não sofrem....é muita burrice pra mim.

patrícia dijo...

eu vejo as touradas, acho uma coisa sem propósito e sempre torcemos pelo touro...matando o toureiro...E me deu uma dúvida.o que fazem com tanta carne bovina??achei que fosse doada...uma vez que , devido ao sofrimento, a carne deve ser dura...