domingo, 29 de agosto de 2010

As vantagens de ser idoso na Espanha

Uma das coisas que mais me impressionou (e até hoje me impressiona) é a alta qualidade de vida que os idosos tem na Espanha. Claro que existem casos isolados de alguns idosos que, por circunstancias da vida, passam por algumas dificuldades. Mas vou falar da realidade que atinge a imensa maioria de idosos que realmente nao tem do que se queixar (apesar de se queixarem muito !!!)

Bom, para começo de conversa, aposentado nao paga remédio. Assim de simples. Nao importa se é uma aspirina, um antibiotico, ou um tratamento completo contra Mal de Parkinson ou Alzeheimer. O custo dos remedios para os aposentados é ZERO.

As facilidades sao tantas, que tenho até uma história curiosa para contar: Um dia, a avó de um amigo começou a sentir uma irritaçao em um olho e foi ao médico. Após ser examinada, o medico encontrou um cisco e mandou ela pegar na farmacia um colirio para aliviar a irritaçao deste olho.

A vovó foi entao a farmacia pegar o colirio e qual foi a sua surpresa quando ela descobriu que teria que pagar pelo colirio !!! (existem alguns produtos de farmacia que nao sao 100% gratuitos porque nao sao considerados remedios, como é o caso do colirio. Quando isso ocorre, o aposentado tem que pagar 40% do valor do produto). O colirio custava 6 euros e ela teve que pagar 2,40 Euros. Revoltada, ela chegou em casa achando um absurdo o fato de ter pagado pelo colirio. Se ela conhecesse a realidade de outros países....

Em termos de Saude Pública, existem alguns problemas que os velhinhos enfrentam. Uma consulta com um oftamologista ou um cardiologista, pode levar algumas semanas, mas prefiro tratar este assunto em um post dedicado ao tema.

Na cidade onde eu moro (La Coruña). É muito comum ver nos restaurantesdo centro da cidade, mesas com um monte de velhinhas conversando animadamente, e tomando inclusive bebidas alcoolicas (principalmente licores). Todas elas super produzidas, exibindo penteados mega laqueados e com joias por todo o corpo. Claro que nem todas as velhinhas sao tao "exibidas", mas isso é um reflexo de duas coisas básicas: Primeiro: que o dinheiro que elas gastariam em remédios elas podem gastar em ócio. Segundo: A Espanha de modo geral proporciona uma segurança que permite uma indefesa velhinha usar jóias em qualquer momento do dia ou da noite (claro que nas grandes cidades como Madrid, este tipo de liberdade é um pouco mais restrita).

Outra coisa que me chamou muitissimo a atençao foi o IMSERSO (Instituto de Mayores y Servicios Sociales). Que é um orgao do Ministerio da Saúde que pretende proporcionar aos aposentados uma série de facilidades em varios segmentos. Um dos programas mais famosos do IMSERSO sao as viagens a baixo custo.


Cada aposentado tem o direito de fazer 2 viagens ao ano. E os programas sao de dar inveja a qualquer jovem: 15 dias em Ibiza por 300 euros (aviao, hotel e almoço incluidos), 8 dias em Barcelona por 120 Euros com tudo incluido, e por aí vai. Tenho tios aposentados que nao abrem mao de disfrutar das viagens promovidas pelo IMSERSO. Um destes tios, tem 75 anos e ha 10 anos que ele viaja pelo INSERSO e ja conhece praticamente a Espanha inteira.


Confira clicando aqui uma das paginas que oferece viagens à terceira idade através do IMSERSO.

Outro fator que contribui para a qualidade de vida para os idosos na Espanha é a segurança. Conforme eu ja comentei anteriormente, A Espanha é um pais muito seguro, e isso se reflete na forma como as pessoas andam na rua, usando bons relogios e jóias. Claro que existem ladroes, e algumas cidades como Barcelona, sofrem com um alto indice de furto de carteiras. Mas, um ladrao raramente faz uso de violência, aqui o ladrao age na oportunidade (uma bolsa largada em cima da mesa, por exemplo).

Estas vantagens fazem com que a Espanha tenha uma das maiores expectativas de vida do mundo (média de 85,7 anos). Foi publicado um estudo ano passado que previa que em 2050 a Espanha será o país "mais velho do mundo", com uma altissima taxa de anciões. Segundo o estudo isto se deve principalmente a baixa taxa de natalidade na Espanha, mas também influi o fato das pessoas viverem muitos anos de vida.

Portanto, se você um dia vir a Espanha, repare nos velhinhos. Aqui eles sao tratados como deveriam ser em todos os lugares do mundo.

6 comentarios:

PRICKA dijo...

Muito legal. Gostei do post, estava procurando conteúdos sobre o tema "Idosos" caso caia no Enem ou em algum vestibular. Obrigada!

Unknown dijo...

Boa tarde.Gostei muito das postagem e pra mim foi muito bom,pois estou indo morar na Espanha(Galícia). Estou procurando informações sobre os direitos dos idosos na Espanha.Eu e minha minha espôsa temos mais de 65 anos,por isso nossa curiosidade.Grande abraço e obrigado.

Unknown dijo...

Depois de ler todo o blog , vi que voce mora na Galicia.Vamos morar em Verin(Ourense),
Se puder , mande informações sobre esta região.Um abraço.

Unknown dijo...

Bom dia. Pergunto: Esses benefícios aos idosos aposentados, também são aplicados aos aposentados no Brasil que possuem dupla cidadania em caso de passarem a residir na Espanha?

Nieves A. Rodriguez dijo...

Boa noite, gostaria de obter infomações sobre aposentados espanhóis que vivem no Brasil. Já participei de uma viagem pelo IMSERSO patrocinada pela Xunta de
Galicia e gostaria de saber se vão abrir inscrições do governo espanhol ou da Xunta. Grata

Unknown dijo...

Que faço sou imigrante retornado filho de galego por parte de pai nascido no Brasil tenho 67 anos e estou aqui a dois anos sem aposentadoria.Quando que sera possivel eu me aposentar. me manda informações pelo o email:jlorenzo52@hotmail.com