viernes, 30 de septiembre de 2011

O mercado laboral na Espanha



Quando cheguei na Espanha, uma das minhas primeiras surpresas foi quando  conheci  o valor dos salários por aqui.  Muita gente no Brasil pensa que na Europa as pessoas vivem com excelente salários, e por isso chamamos este continente de "primeiro mundo".  Ledo engano.  Pelo menos na Espanha, os salarios sao muito inferiores que no Brasil. POR UM LADO. Por outro, os salarios sao bem superiores que no Brasil. Confuso ???

Me explicarei. No Brasil aprendemos desde criança que se queremos ser "alguém na vida", temos que estudar. E isso é uma crua e dura realidade. Quem nao estuda no Brasil está "condenado" a viver de empregos que mal pagam as contas. É o caso de milhoes de porteiros, empregadas domesticas, pedreiros, e outros profissionais que sao verdadeiros guerreiros, que enfrentam jornadas de longas horas de trabalho, fora o tempo perdido no transporte de ida e volta para casa,  por um salario que na grande maioria dos casos nao chega a 800 Reais.

Quem estudou MUITO e teve sorte de conseguir um bom emprego ou de passar em um bom concurso, foi  recompensado com um melhor nivel  de vida. Alguns salarios no setor público podem ultrapassar facilmente a faixa dos 8.000 Reais, um valor que também é pago a engenheiros, economistas e outros profissionais de grandes empresas do setor privado. Sabemos que esta galera corresponde a um porcentagem muito pequeno no Brasil, mas nao deixa de ser uma das facetas do mercado laboral brasileiro.

Que conclusao podemos tirar ? Que o mercado profissional brasileiro penaliza duramente quem nao estuda e recompensa aqueles que se esforçaram se matando anos e anos na escola e na faculdade (bom, aqueles que também tiveram sorte).

Aqui na Espanha, a realidade é outra. E acredito que isso se repete em toda a Europa. No que se refere a salarios, o mercado nao penaliza ninguém. Um pedreiro e um médico podem ter o mesmo salario. Isso é fato. No meu prédio tenho vizinhos que sao pedreiros, eletricistas, engenheiros e advogados.  O meu vizinho pedreiro tem um carro 0km na garagem, e meu vizinho advogado tem um Ford Escort já bem usadinho.  Injustiça ? Desigualdade ? Tem gente que acha injusto um pedreiro ganhar mais que um advogado ou um engenheiro, afinal estes 2 profissionais tiveram que estudar muito. 

Mas será que o estudo é o unico critério para definir um bom salario ? 

Já pensei muito no assunto, até porque eu também já me senti injustiçado. Sou formado em administraçao de empresas por uma das melhores faculdades do Rio de Janeiro. Tenho pós graduçao e um MBA e aqui na Espanha o meu salario se equipara a de um profissional que nao tem nem o 2º grau  completo.  Só que começo a perceber que o importante é ser um bom profissional.  Da mesma forma que você precisa de um advogado, de um dentista ou de um arquiteto, você também precisa de um pedreiro, de um encanador ou de um pintor.  Eu já contatrei os trabalhos de pedreiros, carpinteiros e pintores aqui na Espanha e o trabalho que eles fizeram foi impecável, limpo e rápido. Percebe-se que foi o trabalho desenvolvido por um PROFISSIONAL de fato. Se eu tentasse fazer uma reforma na cozinha, seria um desastre. Meus diplomas pouco servem para fazer uma mesa ou trocar o azulejo do banheiro.   Nao é o meu oficio. Portanto, acho que um trabalhador que é profissional de verdade,  que trabalha bem, merece ser bem remunerado. 

Isso tem um efeito imediato na sociedade. IGUALDADE.  Você vê um carro 0km estacionado na rua e nao sabe se pertence a um engenheiro ou a um pedreiro. Estes dois profissionais  fazem as mesmas compras de mercado, vivem em imóveis similares e podem fazer as mesmas viagens de férias.  

O outro efeito é a ELASTICIDADE. No Brasil um juiz  pode chegar a ganhar 30.000 Reais,  enquanto um carteiro mal chega aos  700. Aqui na Espanha um juiz ganha 3.000 Euros em média (pasmem) enquanto  um carteiro tem uma média salarial de 1.000 Euros.  O Juiz, neste caso ganha o triplo de um carteiro (me parece justo), mas nao é como no Brasil que um juiz ganha  30 vezes mais que um carteiro (o que provoca desigualdade).

Você ainda pode estar achando que é injusto um pedreiro ganhar quase o mesmo que um engenheiro. Eu nao te critico. Fomos educados para pensar que quem estuda merece ganhar mais... Muito mais !!!  Se você quer uma compensaçao por ter estudado, aqui existe sim uma penalizacao para quem nao estudou: Empregabilidade. Neste sentido, quem nao tem estudos fica muito mais tempo desempregado. A crise mundial que estamos vivendo atualmente, massacrou a Espanha, provocando um indice de desemprego de mais de 20%.  Falamos de aproximadamente 4 milhoes de trabalhadores desempregados.  Desta massa de gente, cerca de 70% sao garçons, pedreiros e profissionais de baixa qualificaçao. Existem pessoas que estao desempregadas a mais de 2 anos e nao conseguem uma vaga de jeito nenhum. Só que ao analisar seu curriculo, esta pessoa nem completou o segundo grau.  Portanto, estudar ainda vale muito a pena.  

13 comentarios:

Anónimo dijo...

Parece piada, mas tive um professor aqui na universidad de Alicante que me disse com um ar de superioridade na cara q "a sociedade deles" permitia esse tipo de comportamento, se referindo aos nini, eu comentei exatamente o q vc disse acima, q no Brasil a educação(estudo) é bastante cobrada e q "na nossa sociedade" quanto mais se estuda mais oportunidade podemos ter. Acho q este professor estava fora da España, ou melhor, desligado do mundo e da sociedade terrestre, coitado, tenho é pena, nem lascado como estão ñ perdem o rei na barriga. Ñ acostumo com esse jeito pedante de ser deles e são um bando de mal educados e ignorantes isso sim. Juli.

She dijo...

Ótimo post, esclarecedor. Vou seguir o blog

Edi dijo...

Sim o estudo é tudo, na Espanha então é mais para crescer culturalmente, fazer o que gosta, com gosto, aqui no Brasil, para se ter uma oportunidade que não teria se não fosse o Ensino Superior.
Não vejo injustiça, vejo oportunidade à todos, decência.
Ótimo post.

Gabriela Nunes dijo...

Tb moro na Espanha e concordo plenamente com vc Edu. Estudar aqui é uma outra forma de fazer o que se gosta. Vc pode gostar de ser eletricista, bombeiro ou professor. Para cada uma dessas profissões você terá que aprender o "como fazer" Simples assim. E isso é uma das coisas como que faz como que eu fique muito feliz em poder criar meus filhos hoje aqui.

Anónimo dijo...

Que blog de merda, você só fica aí falando em Espanha e Espanha. Então morre aí de uma vez, babacão! Espanha acabou de vez, que nem Portugal. O futuro é do Brasil, país grande e cada vez melhor. O que tem aí na Espanha? Um montão de desemprego, uma crise de merda e fome. É isso que tem aí, seu merda.
E depois você é um pedante, falando que tem dupla e não é ilegal. Eu tou achando que vc não é nada disso é trabalha aí como operário bem pobre que passa fome! Em minha opinião, gente que nem vc jamais poderia regressar ao Brasil nem em férias! Adios!

Edu Explica dijo...

Você é tao covarde que se esconde atrás do anonimato para falar este monte de bobagens que acaba de postar. Aprenda a criticar, sendo construtivo. Educaçao é essencial no ser humano, e lamento muito se você nasceu em uma familia que nao te deu educaçao. Quero acreditar que seus pais tentaram te educar, mas pelo jeito nao conseguiram.

Imbecil !

Jeanine Almeida dijo...

Oi Edu, claro que me lembro de você do tempo da Compaq. Que legal saber que você está na Espanha que ouvi dizer que é um país maravilhoso de se viver.
Muito bacana o seu blog. O que você citou neste post é exatamente o que acontece aqui na NZ. Quem acha isso injusto deveria refletir se é justo a realidade do Brasil em que a formação escolar é super valorizada, mas para poder entrar em uma boa faculdade pública só tendo estudado em escolas particulares (com as devidas exceções). Isto é, só quem tem dinheiro pode ter faculdade de graça. O Brasil é mesmo o país das contradições!
Quando a estes comentários ignorantes, eu só posso chegar à conclusão que são motivados por inveja. Não tem outra explicação. Beijos e sucesso por aí.

Anónimo dijo...

Edu,como vai é a primeira vez que entro no seu blog.Sou espanhol nascido em Madri,estou no Brasil à 63 anos,nunca fui para a espanha,não conheço nem um parente,por parte de mãe ou de pai,o que devo fazer para encontrar alguém da família. Outra duvida porque dizem as más linguas que o espanhol é sem educação? Um Abraço Edu Calos garoz.

Edu Explica dijo...

Olá Carlos.
Obrigado por visitar o blog.

Acho que a melhor forma de você encontrar um parente na Espanha é pela internet mesmo, através do seu sobrenome talvez seja possivel encontrar alguém. Agora, se você nao tem endereço de ninguem fica complicado.

Quanto a falta de educaçao dos espanhóis, isso é uma daquelas generalizacoes bobas que todo mundo faz. Nem todo brasileiro é simpatico, nem todo alemao é sério, nem todo espanhol é mal-educado. Isso é um rótulo. As pessoas aqui sao muito educadas, talvez sejam sinceras demais, o que transmite a sensacao de falta de educaçao.

Um abraço.

Anónimo dijo...

Olá Edu um grande abraço à você e parabens pelo MAGNIFICO BLOG, gostei e gosto de me comunicar com as pessoas,eu reparei em um comntário anonimo imbecil dizendo que seu blog é uma mérda,é muito simples a resposta para o cretino,se ele não gosta de mérda,porque ele resolveu escrever na mérda.Edu acabei de voltar de uma agencia de turismo, orovavelmente estarei em madrid em Abril,é o meu sonho. Um Abraço e obrigado pela atenção,já tentei pela internetpara localizar parentes sem susseço.

Edu Explica dijo...

Que bom que você vai visitar a Espanha, meus parabéns !!!! Um conselho somente: leve casaco !!!!

Andre Brasil dijo...

Justo, escreve mais no seu Blog que ele tá meio parado.
Confesso que já não lia há muito tempo também...
Quanto a educação dos espanhois, esse rótulo que colocam é porque, pela cultura, o espanhol e principalmente os galegos são meio "brutinhos" como eles mesmos confessam ser.
Quando cheguei aqui na Espanha em 2008 (cheguei com a crise), me assutei bastante com a maneira bruta dos espanhois de falar e principalmente de te responder, mesmo a um simples "buenos dias".
No Rio conhecemos muitos espanhois e sabemos que a maioria são galegos e talvez por isso a fama dos espanhois serem mal educados ou grosseiros.
Quando tomamos um vinho? Afinal ainda somos vizinhos.

Claudinha M. dijo...

Hola Edu!

Muito interessante seu blog, muito mesmo! Parabéns pela persistência em escrevê-lo todos os dias compartilhando suas experiências na Espanha. Sabe que, quando li o que você escreve nesse post sobre salários mais ou menos equiparados para diferentes profissionais, achei muito interessante, é algo que sempre pensei, e acho que seríamos mais felizes assim, menos competitivos. Bom, parabéns novamente e beijos!