jueves, 21 de julio de 2011

Na Espanha tem corrupçao ?


Acho que até no Alaska deve ter corrupçao. Afinal de contas, este "desvio de conduta" nao é exclusivo de determinadas naçoes.  Pode atingir qualquer país em qualquer esfera. Na Europa nao sao raros os casos de corrupçao política e recentemente os jornais publicaram alguns escândalos na Alemanha, Inglaterra e França.

Portanto, para quem reclama que no Brasil os políticos sao corruptos, na Europa a coisa nao é diferente. Aliás, é diferente sim. Em dois aspectos básicos:  A corrupçao nao é tao descarada, e uma grande  parte dos políticos tem vergonha quando é descoberto, muitos chegam a renunciar imediatamente. Ilustrarei alguns casos mais adiante. Antes queria expor uma coisa importante:

O fato de um político europeu ou americano ser corrompido por causa de um terno (isso aconteceu na Espanha), enquanto no Brasil um politico se corrompe desviando milhoes de Reais que deveriam ser destinados a melhorar a vida dos cidadaos, nao faz de um melhor que o outro. Se você rouba 1 real ou rouba 1 milhao, é um  ladrao em qualquer caso. Mas, como dizem "tudo tem um limite", e (por enquanto) aqui na Europa, foram muitos poucos os que passaram dos limites. Vejam alguns casos curiosos:

Na Alemanha o ministro defesa Karl-Theodor zu Guttenberg renunciou ao seu cargo depois ter sido acusado de plágio na sua tese de doutorado. (veja noticia)

Ontem (21-jul-11), o presidente da comunidad Valenciana (España), Francisco Camps renunciou por um  escândalo que o acusa de ter recebido de presente 17 ternos.  (veja noticia)

Ainda na Espanha, o senador Casimiro Curbelo renunciou ao seu cargo depois de ter agredido 2 policiais na saída de um local noturno. (veja noticia)

Estes casos chegam a ser quase patéticos, mas acho importante que um representante político tenha a consciência de que seu cargo exige manter uma determinada postura, e qualquer desvio deve ser rigorosamente avaliado e se for o caso, penalizado. Isso proporciona a populaçao uma sensaçao de que "ninguém é melhor que ninguém" e que "nao vale tudo".

Como mencionei no começo do meu post, corrupçao existe em qualquer lugar do mundo, e eu tenho certeza de que aqui na Europa tem muito politico que já roubou muito, afinal a ganância forma parte do complexo leque de "vicios" do ser humano.  Mas em alguns países, este crime é penalizado, o político fica "queimado" perante a opiniao pública, e raramente sao reeleitos ou voltam a ocupar cargos importantes.  Acho que isso se deve a aplicaçao correta e rigorosa da lei,  e da educaçao geral do povo que nao tolera desvios por parte de autoridades.

Cabe a nós eleitores, ser conscientes das pessoas que estamos colocando no poder e ser vigilantes, para evitar abusos e principalmente o mal uso de um dinheiro que, afinal de contas, é nosso !!


2 comentarios:

Anónimo dijo...

Olá Edu,
Primeiramente parabéns pelo seu blog.
Falar sobre seu cotidiano, nos revela mais sobre a realidade da Espanha. Diferente do que mostram as Tvs em visões muitas vezes estereotipadas.
Tenho 41 anos e sou neto de Espanhol porém nunca tive contato com a língua, inicie um curso agora. Tenho cidadania espanhola e alimento o sonho de um dia morar na Galícia(Forcarei) terra onde meu avô nasceu. Mas não antes de me preparar muito bem. Gostaria de uma sugestão sua de como posso realmente aprender bem o idioma não estando aí?
Por favor continue incluindo posts, se possível coloque algumas informações sobre como começar uma nova vida na Espanha.
Abraço,
Paulo H. Gomes (Curitiba)

Rafael dijo...

Olá, Edu!
Seu blog é excelente, estou viciado!
Bem, estava lendo sua matéria sobre a corrupção, e como você mesmo disse: "Acho que até no Alaska deve ter corrupçao".
Com certeza, em qualquer lugar do mundo, existe corrupção, mas a grande diferença é que enquanto aí na Espanha o político renuncia, por vergonha, aqui na Brasil, eles renunciam para fugir de uma penalidade, e poder se reeleger na próxima eleição. hehehe