lunes, 27 de junio de 2011

Brasil. Voltar ou nao voltar !


Moro na Espanha há 7 anos.  Sou filho de espanhóis, portanto tenho dupla nacionalidade e consequentemente nao sou ilegal.  Nao ser ilegal é um quesito básico para morar em qualquer país do mundo. Do contrário você vai viver literalmente "à margem" da sociedade, sem um emprego decente, sem acesso a saúde, etc.

Bom, como dizia, cheguei ha 7 anos na Espanha. Sou formado em Administraçao de Empresas e tenho MBA. Consegui um emprego em uma empresa de desenvolvimento de software assim  que cheguei  em 2004, desde entao trabalho na mesma empresa até hoje. Portanto, consegui um emprego estável (por enquanto, a crise tá pegando) e tenho levado uma vida tranquila, batalhando todos os días, mas nao posso me queixar. 

Muitas pessoas me perguntam: QUANDO você vai voltar para o Brasil ? 

Bom, quando as pessoas usam a palavra "Quando" na pergunta, soa um pouco imperativo, como se eu tivesse obrigacao de voltar. E se eu nao quiser voltar ? Tem muito imigrante que saí do país com a intençao de nunca mais voltar, a nao ser que seus planos nao saiam como o previsto. Os meus planos foram cumpridos, entre altos e baixos, mas fui conseguindo as coisas que almejava.  Portanto, nao parece lógico você deixar para trás tudo aquilo que lutou muito para conquistar. 

Esta introduçao foi apenas um "aquecimento" para a pergunta: Voltar ou nao voltar ?

Parece clichê, mas pelos meus amigos e familiares, eu voltaria sim.  As amizades que fiz aqui na Espanha por muito que eu as valorize, nao se comparam aos meus amigos de infância e adolescência. Portanto, se tem algo que me faria "puxar" de volta para o Brasil sao os amigos. Só que os amigos, por melhores que sejam, nao podem resolver sua vida.  Todos nós temos que correr atras dos nossos objetivos, e muitas vezes para isso, você tem que se mudar para longe. Meus motivos para nao voltar sao outros:

Quem mora no exterior (principalmente na Europa e USA ou Australia e Japao), valoriza muito o fato de viver tranquilo. Você abre o jornal,  assiste o noticiario na TV e sao rarissimos os casos de homicidio ou latrocinio (roubo seguido de morte).  Desde que me mudei para a Espanha nunca mais me preocupei com violência. Há 7 anos que eu nao sei o que é cruzar com alguem estranho na rua.  E perder isso é perder qualidade de vida. 

Nao ser julgado pela roupa que visto ou pelo bairro que eu moro. Pessoal, neste quesito, o Brasil é uma tristeza. As pessoas estao continuamente analizando as roupas que você usa, o carro que você tem e o bairro onde vc mora.  É uma competiçao insana.  Paga-se 4.000 Reais por uma bolsa só para desfilar com ela no escritório. Compra-se um carro de 100.000 Reais só para chegar no churrasco e todo mundo ficar comentando. Muitas vezes essa bolsa vai ser paga em 24x sem juros no carnê, mas isso ninguém precisa saber. O negócio é se exibir. Isso é triste. Você vai em uma festa e se vê rodeado de "marcas" desfilando por todos os lados.  As pessoas fazem questao de dizer que pagaram caro, quando o natural seria se vangloriar por ter pago uma pechincha.   Isso é algo que me irrita e que pelo menos aqui na Espanha, onde eu vivo e com quem eu convivo eu nao vejo acontencer.  

Ter que dar satisfaçoes sobre minha vida.  Moro em um prédio que tem 4 apartamentos por andar.  Cruzo com meus vizinhos quase diariamente no elevador há anos,  e juro que eu nao sei o nome deles.  Ninguem no meu prédio sabe da minha vida, e o que é melhor NAO SE INTERESSAM pelo que eu faço. Cada um na sua.  No trabalho ocorre o mesmo. Eu saio de férias, e quando eu volto as pessoas no máximo perguntam se eu disfrutei. Nao ficam perguntando onde eu fui, onde eu comi, com quem eu fui, quanto custou o hotel, quanto custou a passagem de aviao, se eu comprei isso, se eu visitei aquilo, se eu pretendo voltar.... Quando morava no Brasil lembro que ao voltar ao trabalho das férias, o povo do escritório dizia: "Edu, a gente combinou de almoçar todos juntos para você nos contar TUDO sobre suas ferias".......  

Existem outros motivos que eu nao vou ficar expressando aqui, porque senao vou passar por chato. Mas envolve educaçao, bons costumes, civilidade, organizaçao, etc.  Posso ser chato,  mas acredito que muita gente concorda comigo. Só para resumir este post, eu só quero viver minha vida tranquilo, sem stress  e sem ter que dar explicacoes aos outros.  E acho que aqui na Espanha, de alguma forma, eu encontrei o que buscava. 

7 comentarios:

Anónimo dijo...

Estarei voltando próximo ano e com certeza sentirei bastante a questao da segurança q infelizmente no nosso país está cada vez pior. É triste pensar em voltar pra casa e já sentir um certo receio por conta disso, quando vinhemos claro q já estava mal, mas nos últimos anos a coisa vem crescendo absurdamente e os governantes brasileiros parecem ñ se preocupar nem um pouco com a situação crítica das nossas cidades. Juliana.

Ricardo López dijo...

Edu, bom dia!
Estou 100% de acordo com o teu comentário! Eu mesmo poderia ter escrito isso.
Nasci no Brasil, meu pai é espanhol e eu tenho a cidadania. Viví na España e hoje vivo na Alemanha. Na empresa onde trabalho em Essen desde 2006 até hoje sou eu o responsável pelos mercados de língua portuguesa e espanhola. Viajo regularmente a Espanha e Portugal. Já estive a trabalho na Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia e claro no Brasil. Pois foi somente na cidade de São Paulo que me enfiaram uma pistola asquerosa na cara e me assaltaram, não foi na Bolívia nem no Paraguai. Minha familia e amigos no Brasil vivem atrás de grades e eles não são criminosos mas sim pagadores de impostos. Enquanto for assim, diga ao povo que fico... na Alemanha! Forte abraço!

Anna Karine dijo...

Oi Edu! Essa é minha primeira participaçao no seu blog. Achei fazendo uma pesquisa na net sobre voltar ou nao para o Brasil.
Bem, sem duvidas, o quesito segurança pesa muito na decisao. Imagina que eu durmo com TODAS as janelas abertas quando faz calor aqui na minha cidade. No Brasil, nao posso nem sonhar fazer uma coisa dessas mesmo se as janelas possuem grades.
Porem estou entrando no 9° ano aqui na Italia e dizem que é exatamente quando bate a crise do CONTINUAR OU VOLTAR? Tenho estudado muito o assunto, ouvindo opnioes de quem ja voltou e refletindo sobre os pros e contras. Acho que voltar nao seria simples. A readapçao seria sofrida e eu teria que conviver por um bom tempo com um futuro incerto. Por outro lado, muito coisa mudou na Europa desde que cheguei. E isso tambem me faz refletir. As certezas de antes(economicamente falando), ja nao estao tao certas. é uma escolha dificil e arriscada. Espero chegar a uma conclusao o mais rapido possivel.

Rafael dijo...

Realmente, a questão "segurança", está complicada aqui no Brasil (cada vez mais).
E as notícias são um pouco desanimadoras, crianças frequentemente levando armas para as escolas, caixas eletronicos sendo explodidos todos os dias, assaltos frequentes, bem complicado...
O mais triste de tudo isso, é que a população vive "refém" de tudo isso, e os políticos, ahhh, esses tem segurança particular, então não precisam se preocupar e não fazem nada!

Anónimo dijo...

Acho que teu texto se resume a uma única coisa: "eu encontrei o que buscava". A justificativa para ficar definitivamente em outro país é apenas uma: encontrar a felicidade onde você estiver, seja no Brasil ou fora dele. O restante é "balela". Esse negócio de no Brasil não se tem segurança e na Europa eu vivo tranquilo é completamente relativo. A Europa não é esse mar sereno que querem pintar. Há sim violência, roubo e outras desgraças só que não há divulgação dos fatos. Vivo em Portugal há 5 anos e já vi gente ser roubada, atacada na porta de casa por ladrões, já tive amigos furtados. Graças a Deus esse tempo todo nada me aconteceu e digo que no Brasil também não.
O que buscamos é a satisfação nas nossas vidas, é estar feliz, e se isso implicar em viver longe do seu país, dos amigos e familiares, passar por muitos perrengues, nós iremos passar por tudo.
Então, assim, parem de criticar o nosso país, de fazer esses comparativos tolos de que a Europa, os EUA e etc, etc é melhor que lá. Todo lugar tem seus prós e contras.
Cheguei a este blog porque estou com intenção de voltar e gostava de ler a respeito do assunto. E o que me motiva a voltar é o simples fato de que agora neste momento já não sinto que esse lugar me satisfaz e quero buscar algo novo. Tão simples quanto isso. Sei que no Brasil há muitos motivos negativos que me faria permanecer quietinha onde estou, mas é chegada a hora de dizer "tchau" e guardar na lembrança essa experiência de vida. Europa só de férias.

Chinha dijo...

concordo com cada linha! Pra mim só faltou falar na organização e limpeza das ruas. Aqui no Brasil, pelo menos onde moro, esses tópicos são uma absoluta vergonha! Estive em Madrid em maio e, mesmo com a crise, não vi a imundice ou porcaria daqui.

Anónimo dijo...

Concordo com bastante coisas que você disse! Algumas coisas ainda temos muito que amadurecer, tanto no pensamento quanto no modo de ser. Acho que os brasileiros então passando por um momento de crescimento por isso esta ostensividade toda, mas creio que ira passar quando perceber que riqueza não é tudo e passageira.
Quanto a satisfação, depende né! Realmente tem gente que é "mexeriqueira" mas essas coisas de contar acho que nos aproxima mas e faz com que criamos laços mais fortes de amizade, como vc mesmo mencionou!
abs