lunes, 30 de agosto de 2010

Um país hipotecado

Um dos grandes desafios (e as vezes dramas) da classe média espanhola é pagar a hipoteca. A Espanha é um dos países da UE com mais familias hipotecadas, e eu confesso que este assunto me assusta bastante.

A Espanha desde muitas décadas tem uma cultura de aquisiçao de patrimônio, e por isso os jovens sao orientados por seus pais a comprar um imóvel para morar. No entanto, na época que estes pais eram jovens nos anos 60, comprar um imóvel nao era uma tarefa tao impossivel. Conversando com pessoas mais velhas, eles me contam que nos anos 50-60 muitos espanhóis imigravam pela Europa afora (Alemanha, Inglaterra e Suiça principalmente), trabalhavam durante uns 10 anos e voltavam para a Espanha com dinheiro suficiente para comprar um bom apartamento na capital.

Hoje tudo mudou. Nao dá para economizar 10 anos para comprar um apartamento. No minimo, um espanhol de classe média terá que economizar o triplo do tempo, e mesmo assim será dificil achar um bom apartamento, e fora da capital.

Vamos aos numeros: Vou dar aqui uns valores aproximados, baseando-me nos anuncios de jornal.

Um apartamento de 80m2 no centro de Madrid pode ter um preço médio de 350.000 Euros (aproximadamente 850.000 Reais). E nao estou falando de um imóvel novo com piscina, garagem e vista para o mar (até porque Madrid nao tem mar :) ... Falo de um imóvel cujo edificio tem mais de 50 anos e em alguns casos sem elevador.

Diferente do ocorre no Brasil, os imóveis no centro da cidade sao megavalorizados. Ninguém quer morar no centro do Rio, Sao Paulo ou Belo Horizonte, porém morar em bons imóveis no centro de Madrid, Barcelona, Londres ou Paris é para gente rica.

Em Barcelona ja vi anuncios de apartamentos de 120 m2 no centro por 1 milhao de Euros (aproximadamente 2.4 milhoes de Reais). Quando vi as fotos do imóvel, cai pra trás. Era um edificio antigo, de elevador com porta pantográfica e sem garagem. Mas era um apartamento de 120 m2 que é um excelente tamanho e no Centro de Barcelona, que é uma cidade muito bem cotada na Espanha.

O problema é que o salario medio de um jovem na Espanha é de 1.000 Euros. Como é possivel um jovem que ganha 1.000 euros, poder comprar um imovel que custa em média 300.000 Euros ??? Normalmente este jovem se casa e assim poderao utilizar um dos dois salários do casal para pagar a hipoteca. O que é um sacrificio enorme, porque durante décadas o casal irá sacrificar um de seus salarios completo para pagar a hipoteca.

O prazo para pagar a hipoteca pode variar entre 10 e 50 anos. A grande maioria das pessoas que se hipotecam na Espanha, fazem contratos de 30 anos.

A questao é a seguinte: Se você começa a pagar uma hipoteca durante os próximos 30 anos, começando a pagar com 40 anos, o imóvel só será 100% seu, quando você tiver 70 anos de idade. Ou seja, milhoes de espanhóis passarao os melhores anos de suas vidas, endividados, tendo que limitar seu orçamento e cortar certos luxos durante décadas. E quando finalmente adquirirem o imóvel, o edificio já ficou antigo.

Muitos jovens tem optado pela compra de imóveis fora da capital, em regioes conhecidas como "afueras". As "afueras" sao cidades que se localizam no entorno metropolitano das grandes capitais e as vantagens de morar nestes lugares sao muitas:

Normalmente sao cidades que eram muito pequenas há 10 anos atrás e com um boom imobiliario, foram renovadas. Muitos edificios foram construidos, com materiais novos e desenhos modernos . Estes imoveis nao sao tao caros como na capital e costumam aparecer ofertas bastantes interessantes. A unica desvantagem é a distância com a capital. Em Madrid, todos os dias circulam trens lotados que trazem e levam moradores das "afueras" que vao a capital trabalhar. Na maioria dos casos, pode-se levar em torno de 1 hora para chegar a Madrid (no melhor dos casos).

Abaixo você poderá ver fotos de algumas cidades que ficam nas afueras. Muitas sao bem apraziveis de se viver:


(Majadahonda - Madrid)


(Saint Cugat de Valles - Barcelona)


(Oleiros - La Coruña)

Quem quer fugir da Hipoteca tem que se render ao aluguel. E aqueles que sentem a necessidade de ter um imóvel próprio escolhem entre ficarem presos a hipoteca por 30 ou 40 anos, ou optar comprar um imóvel mais barato, mais simples e fora das capitais, e desta forma se hipotecar por menos tempo. O problema é que quanto mais barato for o apartamento, pior será sua qualidade e em alguns casos o bairro nao será dos melhores.

Com a crise que vem assolando a Espanha desde 2008, muitos espanhóis perderam seus imóveis porque nao foram capazes de pagar suas hipotecas. É uma situaçao muito triste, porque é o fim de um sonho e o começo de um pesadelo. Algumas pessoas que perderam o imóvel, também perderam todo o dinheiro pago até entao e ainda ficaram com dividas. É uma situaçao desesperadora.

Sem sombra de dúvida, a hipoteca é uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos espanhóis atualmente.

domingo, 29 de agosto de 2010

Las Marcas Blancas


Se tem uma coisa que me dá prazer aqui na Espanha é consumir produtos de marca branca. Basicamente por duas razoes: pelo preço, mas principalmente pela qualidade.

No Brasil temos um certo preconceito (até justificado) com as marcas brancas porque as associamos com produto de má qualidade. Afinal de contas, você nao vai deixar de tomar um iogurte danone para tomar um iogurte Sendas. Ou deixar de beber uma coca-cola para tomar um "Carrefour-Cola".

Nem aqui na Espanha eu trocaria a coca-cola por uma marca branca de mercado. Afinal de contas tudo tem um limite. E se a coca-cola é o líder mundial de refrigerantes, nao vai ser um Sendas-Cola que vai querer concorrer no mesmo nivel.

Entretanto, aqui na Espanha existe variedade enorme de supermercados, por citar alguns supermercados na Espanha temos: Carrefour, Lidl, Eroski, Mercadona, Haley, Gadiz, Froiz, Caprabo, Hipercor, Gadis, Alcampo, etc, etc... Todos eles oferecem uma amplia variedade de marcas brancas e eu fiquei muito impressionado com a qualidade destes produtos.

Alguns exemplos:

Um pote de sorvete Hagen Dazs de meio litro custa em média 5 Euros. Um pote de sorvete do mesmo tamanho da marca Eroski custa a metade do preço, e posso te garantir que o sorvete do Eroski nao deixa nada a desejar em relaçao ao Hagen Dazs. Você pode achar que eu estou brincando, mas se você conhece alguem que mora na Espanha pergunte sobre o sorvete de chocolate belga do Eroski !!!

O pudim de leite do mercado Haley custa a metade do preço do pudim de leite da marca Asturiana, que é um grande marca espanhola, e o sabor da marca branca chega a ser melhor.

Claro que paladar e gosto sao coisas muito particulares. Mas é de senso comum aqui na Espanha de que as marcas brancas atingiram um nivel de qualidade excelente, e fazer uma compra dando preferência a marca brancas, pode gerar uma economia de até 64% ao ano (dados do Instituto do Consumo da Espanha).

Aqui também existe um certo preconceito com marcas brancas. Tem gente que torce o nariz para marca branca e prefere pagar mais caro por uma marca conhecida. Eu admito que existem alguns produtos (como a coca-cola por exemplo) que tem um sabor e qualidade que nenhuma marca branca consegue superar. No entanto, praticamente minha compra de supermercado é composta praticamente de 80% de marcas brancas, todas elas com qualidade e sabor superior ou igual aos seus similares de marca.

As vantagens de ser idoso na Espanha

Uma das coisas que mais me impressionou (e até hoje me impressiona) é a alta qualidade de vida que os idosos tem na Espanha. Claro que existem casos isolados de alguns idosos que, por circunstancias da vida, passam por algumas dificuldades. Mas vou falar da realidade que atinge a imensa maioria de idosos que realmente nao tem do que se queixar (apesar de se queixarem muito !!!)

Bom, para começo de conversa, aposentado nao paga remédio. Assim de simples. Nao importa se é uma aspirina, um antibiotico, ou um tratamento completo contra Mal de Parkinson ou Alzeheimer. O custo dos remedios para os aposentados é ZERO.

As facilidades sao tantas, que tenho até uma história curiosa para contar: Um dia, a avó de um amigo começou a sentir uma irritaçao em um olho e foi ao médico. Após ser examinada, o medico encontrou um cisco e mandou ela pegar na farmacia um colirio para aliviar a irritaçao deste olho.

A vovó foi entao a farmacia pegar o colirio e qual foi a sua surpresa quando ela descobriu que teria que pagar pelo colirio !!! (existem alguns produtos de farmacia que nao sao 100% gratuitos porque nao sao considerados remedios, como é o caso do colirio. Quando isso ocorre, o aposentado tem que pagar 40% do valor do produto). O colirio custava 6 euros e ela teve que pagar 2,40 Euros. Revoltada, ela chegou em casa achando um absurdo o fato de ter pagado pelo colirio. Se ela conhecesse a realidade de outros países....

Em termos de Saude Pública, existem alguns problemas que os velhinhos enfrentam. Uma consulta com um oftamologista ou um cardiologista, pode levar algumas semanas, mas prefiro tratar este assunto em um post dedicado ao tema.

Na cidade onde eu moro (La Coruña). É muito comum ver nos restaurantesdo centro da cidade, mesas com um monte de velhinhas conversando animadamente, e tomando inclusive bebidas alcoolicas (principalmente licores). Todas elas super produzidas, exibindo penteados mega laqueados e com joias por todo o corpo. Claro que nem todas as velhinhas sao tao "exibidas", mas isso é um reflexo de duas coisas básicas: Primeiro: que o dinheiro que elas gastariam em remédios elas podem gastar em ócio. Segundo: A Espanha de modo geral proporciona uma segurança que permite uma indefesa velhinha usar jóias em qualquer momento do dia ou da noite (claro que nas grandes cidades como Madrid, este tipo de liberdade é um pouco mais restrita).

Outra coisa que me chamou muitissimo a atençao foi o IMSERSO (Instituto de Mayores y Servicios Sociales). Que é um orgao do Ministerio da Saúde que pretende proporcionar aos aposentados uma série de facilidades em varios segmentos. Um dos programas mais famosos do IMSERSO sao as viagens a baixo custo.


Cada aposentado tem o direito de fazer 2 viagens ao ano. E os programas sao de dar inveja a qualquer jovem: 15 dias em Ibiza por 300 euros (aviao, hotel e almoço incluidos), 8 dias em Barcelona por 120 Euros com tudo incluido, e por aí vai. Tenho tios aposentados que nao abrem mao de disfrutar das viagens promovidas pelo IMSERSO. Um destes tios, tem 75 anos e ha 10 anos que ele viaja pelo INSERSO e ja conhece praticamente a Espanha inteira.


Confira clicando aqui uma das paginas que oferece viagens à terceira idade através do IMSERSO.

Outro fator que contribui para a qualidade de vida para os idosos na Espanha é a segurança. Conforme eu ja comentei anteriormente, A Espanha é um pais muito seguro, e isso se reflete na forma como as pessoas andam na rua, usando bons relogios e jóias. Claro que existem ladroes, e algumas cidades como Barcelona, sofrem com um alto indice de furto de carteiras. Mas, um ladrao raramente faz uso de violência, aqui o ladrao age na oportunidade (uma bolsa largada em cima da mesa, por exemplo).

Estas vantagens fazem com que a Espanha tenha uma das maiores expectativas de vida do mundo (média de 85,7 anos). Foi publicado um estudo ano passado que previa que em 2050 a Espanha será o país "mais velho do mundo", com uma altissima taxa de anciões. Segundo o estudo isto se deve principalmente a baixa taxa de natalidade na Espanha, mas também influi o fato das pessoas viverem muitos anos de vida.

Portanto, se você um dia vir a Espanha, repare nos velhinhos. Aqui eles sao tratados como deveriam ser em todos os lugares do mundo.

El Tabaco


O cigarro aqui na Espanha é um sérissimo problema de saúde pública. É comum você ver na rua, e principalmente nos bares, adolescentes muito jovens já fumando com pose de fumador profissional. Há casos de adolescentes de 14 ou 15 anos que já embarcaram neste vicio, e de acordo com minhas estatísticas "visuais" praticamente 95% das mulheres fumam !!! O problema é que pelo visto, só eu acho que o cigarro é um problema de saúde pública, porque aqui pelo visto, fumar é normal.

No meu escritório trabalham 6 mulheres. TODAS fumam. É curioso que elas comentam muitas vezes sobre a importância de fazer exercícios, de perder peso comendo coisas mais saudáveis, mas nenhuma delas jamais tocou no assunto de deixar de fumar. É algo que elas nao se preocupam nem pretendem se preocupar (pelo menos a curto prazo).

Na verdade, uma destas colegas de trabalho decidiu parar de fumar no dia 1 de janeiro de 2010. Estava indo bem, chegava o mês de abril e lá estava ela, invicta e triufante !!! quase 100 dias sem fumar, todo um feito. Mas, a força de vontade cedeu e o vicio falou mais alto... Em um fim de semana com os amigos no bar, a fumaça do cigarro a seduziu e na segunda-feira ela ja tinha voltado a fumar.

Todos os anos, no mes de dezembro a empresa onde eu trabalho organiza um jantar de confraternizaçao. Como estamos em crise, em dezembro do ano passado, em vez de jantar a empresa resolveu organizar um almoço. Nos reunimos em um restaurante italiano muito simpático e nos sentamos para comer. Vieram os entrantes: pao com azeite, tomates recheados, uma delicia.. serviram um bom vinho e em seguida veio o prato principal. Eu havia pedido um capelleti à calabresa que estava maravilhoso, e lá estava eu disfrutando do meu prato quando vejo uma fumacinha invadindo meu espaço. Olho para a mesa e vejo o povo acendendo o cigarro. NO MEIO DO ALMOÇO !!!!! Os fumantes da mesa resolveram acender seus cigarros ao mesmo tempo, e lá estava eu no meio de 8 "chaminés", procurando desesperadamente uma janela para respirar !!!

E nao pense que rola a pergunta "você se incomoda se eu acender um cigarro ?" Esta frase ainda nao foi inventada aqui. O povo acende o cigarro e você que se dane.

Além do vicio do cigarro, existe portanto o mau hábito (ou falta de educaçao) de fumar durante as refeiçoes. Nada contra, sempre e quando nao haja fumantes por perto !!!!! Eu posso até entender que o cigarro proporcione momentos de prazer ou relax, quando você está tomando um cafézinho ou uma cerveja no bar. Mas nao entra na minha cabeça como o cigarro pode contribuir na hora do almoço. Será que a nicotina melhora o gosto do risoto ??? Será que jogar fumaça de cigarro no molho calabresa acentua o gostinho do tomate ?? Qualquer hora terei que experimentar ...

Um pacote de cigarro custa em média 3,50 Euros (aprox. 9 Reais). Um fumante na Espanha que consuma 1 pacote por dia, terá gastado em 1 ano, a impressionante quantia de 1.275 euros, ou seja, 3.000 Reais em cigarro !!!!!! Você imagina o que você poderia fazer com 3.000 Reais no bolso ???!!! É uma loucura.

Este dinheiro desperdiçado em cigarro nao é um problema só da Espanha. Em toda a Europa o consumo de tabaco é altissimo, e eu nao vejo o governo criar nenhuma campanha de conscientizaçao. Acho que ainda nao se deram conta dos problemas que este vicio causará a populaçao a longo prazo.

Já deu para perceber que eu nao sou fumante. Curiosamente, sao poucos os homens que fumam. Das pessoas que eu conheço, posso afirmar que fumam 3 homens de cada 10. E como já disse antes, das mulheres que eu conheço, fumam 9 de 10. Já perguntei a razao disso acontecer e a resposta padrao é que isso é um reflexo da "emancipaçao da mulher". Bela maneira de emancipar-se.

Porém a festa do cigarro vai acabar. Em 2007 o governo espanhol criou uma lei que na minha opinao nao passou de uma colcha de retalhos. A lei estabelecia o seguinte:

1. Todos os bares com mais de 100 metros quadrados deverao criar um espaço para fumantes. Esta medida obrigou aos donos dos bares a fazerem reformas para se adaptar a lei. Muita gente teve que gastar uma boa grana para fazer esta adaptaçao.

2. Todos os bares com menos de 100 metros quadrados deverao escolher se serao espaços exclusivos para fumantes ou nao fumantes. Como você deve imaginar, praticamente TODOS os bares se declararam espaço exclusivo para fumante. Se eu fosse dono de um bar, eu também faria o mesmo. Caso contrario, eu iria a falência.

3. Os cigarros só poderao ser vendidos através de uma maquina automatica que deverá estar bloqueada sempre. O dono do estabelecimento desbloqueará a maquina no momento que alguém quiser comprar cigarro. Esta medida tem como objetivo impedir que menores comprem cigarro. O que me impressionou nesta medida é que realmente TODAS as maquinas sao bloqueadas (ja fiz o teste). Sem o desbloqueio do dono do bar (feito por controle remoto), você nao consegue comprar cigarro.

Esta lei criou algumas curiosidades. Nos aeorportos por exemplo, podemos ver uma especie de "aquario" onde os fumantes se amontoam ali para dar suas tragadas antes de embarcar, como podemos ver na foto abaixo:


3 anos depois de aprovada esta lei, pouca coisa mudou. Nos bares ou restaurantes onde há zona especial para fumantes, a fumaça do cigarro nao chega até você, mas é impossivel evitar que todo o bar fique impregnado de cheiro de nicotina. E é impossivel você encontrar bares exclusivos para nao fumantes. Portanto, esta lei nao alcançou a eficiência pretendida.

No entanto, em janeiro de 2011, FINALMENTE, o governo vai pôr em vigor uma nova lei anti-tabaco, já aprovada, que impede o consumo de cigarro em QUALQUER espaço público fechado. Ninguém poderá mais fumar em aerportos, bares, shoppings, etc.

Em breve poderei disfrutar do meu capelleti à calabresa sem tempero de fumaça de cigarro !!!!

sábado, 28 de agosto de 2010

Eu adoro jogar Arre ovi Impiris !!!


Uma das coisas que se descobre em poucos dias morando na Espanha é que os espanhóis não sabem falar inglês.

E os que sabem, falam com um sotaque indecifrável. Nao importa se a pessoa é guia turistico, ou uma aeromoça. Nem a professora de inglês escapa !!!!

Eu acho que uma das razoes desta grave deficiência é a total falta de contato com o idioma britânico. NAO EXISTE filme legendado nos cinemas. É rarissimo você achar um cinema legendado, 99% dos filmes sao dublados, o que é extremamente frustrante.

Quando eu morava no Brasil eu adorava cinema. Ficava ansioso pelas estréias e achava o máximo a voz do Darth Vader, do Robocop ou do Batman.... Aqui na Espanha estes heróis falam igual ao Julio Iglesias (ainda bem que eles nao cantam). Quem quiser ver filmes legendados tem que alugar DVD´s.

A coisa vai mais longe: Os nomes ingleses sao traduzidos também. Um dia lendo o jornal, me deparei com a seguinte noticia: "El Principe Guillermo y Kate Middleston se casarán en noviembre". Fiquei pensando quem era este principe Guillermo, porque na Europa nao havia nenhum principe com este nome. Porém, ao ver a foto do tal Principe "Guillermo", me toquei que na verdade eles estavam falando do Principe Harry, o filho mais velho de Lady Di, sucessor da coroa inglesa !!! Ou seja, traduziram Harry como Guillermo, assim como traduzem Rainha Elizabeth como Rainha Isabel ou Principe Charles como Principe Carlos.... Como se traduziria Barack Obama ????

Clique nas noticias abaixo:
El príncipe Guillermo y Kate Middleton se casarán en noviembre
La reina Isabel II de Inglaterra visita la ONU

Eu ja testemunhei momentos hilários envolvendo o idioma britânico. Uma vez no escritório, estávamos conversando sobre jogos de video game e eu comentei de um dos meus jogos preferidos "Age of Empires" da Microsoft. Fiquei espantado que ninguém conhecia este jogo, e olha que eu trabalho em uma empresa de informática. Me parecia incrivel que ninguém tivesse ouvido falar do Age of Empires, um verdadeiro clássico dos jogos da Microsoft.

Tentei fazê-los recordar do jogo contando os detalhes: "é um jogo que permite aos usuários serem líderes de grandes civilizações ancestrais, atacando uns aos outros de modo a avançar nas quatro eras (Idade da Pedra, Idade da Ferramenta, Idade do Bronze e Idade do Ferro) evoluindo tecnológica e operacionalmente suas civilizações".

De repente alguém do grupo entendeu de que jogo se tratava e disse "Claro que conocemos este juego, es el ARRE OVI IMPIRIS" !!!!!

Fiquei estupefato !!! Na hora me veio à mente uma imagem de Shakespeare dando socos de ódio no caixao, e fiquei pensando como os espanhóis se comunicam no exterior, quando o uso do inglês é indispensável !!!

Um dia estava no carro ouvindo um programa de economia que eu costumo acompanhar, quando um dos locutores começou a falar da bolsa de valores,que havia sofrido uma grande queda naquele dia. Num determinado momento ele falou da bolsa de Nova Iorque e disse a seguinte pérola: "Hoy la bolsa ha sufrido una enorme caída en Olitrí".

Olitrí ?????? Fiquei pensando se este nome se tratava de algum novo jargao de economia, ou o nome de algum índice macro-econômico, quando de repente caiu a ficha e nao pude fazer outra coisa que gritar: "PQP, fala sério" !!!!! Olítri é pronuncia espanhola de WALL STREET !!!!!!

Bom, o pior de tudo é que eu tive que começar a falar inglês igual aos espanhóis para pode me fazer entender: entao em vez de dizer "Skype", eu comecei a falar "Esquipe. "Coca-Cola Light", virou "Coca-Cola Lai" e em vez de falar "Wi-Fi" passei a falar "uifi".

Com o tempo, meu inglês começou a ficar deteriorado, foi quando tomei a seguinte decisao: Vou falar inglês corretamente tal e como manda o figurino, e eles que me entendam ou senao que façam urgentemente um programa de intercâmbio na Inglaterra ou Estados Unidos.

Se eu continuasse falando como os espanhóis, em pouco tempo eu perderia toda a fluência que eu levei decadas para conquistar. Abaixo alguns videos mostrando alguns "micos" da pronuncia inglesa espanhola (clique nos links)

Reporter inglesa tentando entrevistar o presidente Zapatero


O ex presidente Aznar dando una conferência na Universidade em Georgetown

E para fechar, um hilário video do Ditador Francisco Franco discussando em inglês !!!! clique aqui

Gudi bai !!!

Espanha - O maior consumidor de cocaína do mundo !!!


É pessoal. Nao se assustem. Nao é só no Brasil, México, Colombia ou nos Estados Unidos onde a cocaína rola solta. A Espanha ostenta atualmente este triste título de campea mundial de consumo de cocaína.

A cifra de consumidores de cocaína no mundo ronda em torno dos 13,3 milhoes de pessoas e na Espanha se estima que 2,6% da populacao é usuaria desta droga (aprox 1,1 milhao de pessoas).

Os EUA vem logo depois em 2º lugar com um indice de consumidores de 2,5%, Irlanda fica em terceiro com 2,4%, seguida de Reino Unido (2,1%) e Argentina (1,9%).

Aqui na Espanha o usuario de drogas é conhecido vulgarmente como "drogadicto" e como no Brasil, podem pertencer a qualquer classe social, desde os mais miseráveis até familias endinheiradas de banqueiros, empresarios, etc.

No entanto, apesar de ostentar este mal afamado título, uma coisa me intriga. A Espanha nao é um país violento e raramente sai no jornal alguma grande noticia violenta envolvendo traficantes de drogas. E porque será ?

Eu tenho minha teoria:

Em paises como o Brasil, onde os traficantes vivem escondidos em favelas onde moram milhoes de pessoas, fica muito facil se esconder da policia no meio de um labirinto de vielas e milhoes de barracos no meio do morro. Aqui na Espanha nao existem favelas, o traficante mora em um apartamento ou casa, onde fica muito mais facil para a policia chegar. (na verdade existem favelas, porém sao muito pequenas... se tratam de terrenos baldios fora das grandes cidades, onde uma populacao marginalizada (principalmente gitanos) montam suas casas. Quando a policia aparece, raramente existe confronto. Os gitanos escondem a droga como podem. Se a policia acha, leva uns quantos deles presos e se nao acha, vai embora até a proxima blitz.

Além disso o traficante brasileiro tem a sua disposiçao todo um exército de homens armados até os dentes com metralhadoras, fuzis e granadas. Na America Latina o tráfico de armas é intenso, e as fronteiras sao muito dificeis de controlar. Aqui na Europa as fronteiras sao extremamente bem vigiadas dificultando muito o acesso à armas, principalmente as de grosso calibre. O tráfico no Brasil criou grandes associaçoes como o Comando Vermelho, que formam centenas de solados. O traficante aqui na Espanha é praticamente um "autônomo".

O perfil do traficante espanhol é o de uma pessoa de classe-média, que muitas vezes tem um trabalho fixo, mas que à noite se dedica a ganhar uma renda extra vendendo droga Estas pessoas nao sao violentas e nao costumam ter armas. Outro tipo de pessoas que costumam traficar sao os gitanos (ciganos) estes sim sao perigosos e costumam criar problemas. A "vantagem" do gitano é que ele costuma ficar na dele, se você nao cria confusao com um gitano, eles nao fazem nada contra você.

A Espanha também tem seus grandes traficantes, os famosos "tubaroes" com seus capangas, facil acesso a armas e muito poder. Mas é interessante que a maioria deles sao idosos, como os mafiosos italianos dos filmes, e costumam atuar nos bastidores. Vendem droga no atacado, e nao se relacionam diretamente com os usuarios da rua e sim com os traficantes locais.

Portanto, a Espanha apesar do alto consumo de cocaína, felizmente é um país seguro de se viver.

Los Toros

O post de hoje é sobre um ícone espanhol, os touros !!!!! Assunto muito em voga aqui na Espanha, os touros geram polêmica por onde passam. Vou explicar neste post o que os espanhóis acham dos touros, o que está por tras da "indústria" das touradas e vamos conhecer também varias festas envolvendo touros Espanha afora.

Para quem acha que as touradas sao a paixao nacional na Espanha está parcialmente enganado. Eu digo "parcialmente", porque é inegável que as touradas lotam as plazas de toros, cujas entradas tem preços para todos os bolsos (desde 5 até 100 Euros). O preço varia em funçao do local onde você quer ficar dentro da plaza. (existe uma página de internet onde você pode comprar as entradas: www.taquillatoros.com).

Por outro lado, existe uma parcela muito grande da populaçao que é totalmente contra os touros. Sao pessoas simpatizantes dos direitos dos animais e seu principal argumento é que a tourada é um ritual de sacrificio, onde o touro luta para viver, sofre durante horas sendo apunhalado, para no final morrer diante de centenas de pessoas.

Normalmente, sempre que acontece uma tourada, há manifestaçoes pró e contra estas festas. Dezenas de pessoas ficam nos arredores da Plaza gritando e insultando uns aos outros, como se fossem torcidas rivais de futebol.

Manifestaçoes de associaçoes dos direitos dos animais costumam organizar manifestaçoes por toda a Espanha, muitas delas, bastante criativas:

O movimento anti-taurino tem conseguido obter muitas vitórias ultimamente. No último dia 28 de julho de 2010, o parlamento da Catalunha aprovou uma lei que proibe as touradas em toda a regiao da Catalunha. Esta proibiçao entra em vigor em 2012 e gerou muita polêmica em todo o país, dividindo (mais uma vez) os espanhóis. Aqui você pode conferir neste link uma das noticias que saiu na época.

As touradas na Espanha sao um evento cultural de muitos séculos atrás. Na cultura da Península Ibérica, o Circo de Termes foi um local sagrado onde os celtiberos praticavam o sacrifício ritual dos touros. Se trata de uma indústria que move milhoes de Euros anualmente.

Por detrás do espetaculo taurino, existem milhoes de pessoas que vivem desta tradiçao. Há na Espanha diversas escolas para toureiros, medicos e enfermeiros especializados em feridas provocadas por touros, musicos que ganham seus trocados tocando "paso-dobles" durante as touradas, e açougues e supermercados que vendem a preço de ouro, a carne dos touros mortos nas touradas.

Na cidade onde eu moro (La Coruña) sao organizadas touradas nos meses de julho e agosto. Nos dias seguintes às touradas é comum encontrar cartazes nos açougues com os seguintes dizeres "Temos Carne de Touro da festa de ontem". Um dos pratos mais populares é o "rabo de touro", cuja peça pesa cerca de 2 kilos pode chegar a custar 100 euros !!

A Espanha é realmente o país dos touros. Além das touradas, existe uma grande variedade de festas populares envolvendo touros. A mais famosa de todas, que atrae milhares de pessoas de todo o mundo, é a festa de Sao Firmin em Pamplona:

Uma das actividades mais famosas das Festas de São Fermin é o encierro, que consiste numa corrida de touros, de 800 metros, pelas ruas principais do centro histórico de Pamplona, que culmina na Praça de Touros da cidade. Os encierros começam às 8 horas da manhã e duram, normalmente, de três a quatro minutos, entre os dias 7 a 14 de julho. É uma atividade muito perigosa, normalmente varias pessoas saem machucadas, e nao é muito raro que ocorram mortes. Mas a festa continua !!! (veja aqui um video desta festa)

Na cidade de Godella, Valência ocorre todos os anos uma esquisita festa taurina, onde o touro corre atrás das pessoas com duas tochas amarradas nos chifres: (clique aqui para ver um video)

Os espanhóis acham que além de fogo, touro gosta de brincar com água. Na cidade de Denia, todos os anos acontece a festa "Bous a la mar" (Bois ao mar). Os touros sao incitados para correr atrás das pessoas que vao em direçao a um pier. No final todo mundo pula e se joga no mar. O touro deve adorar !!!! (veja aqui o video)


Existem muitos argumentos a favor das touradas. Muitos dizem que centenas de pessoas dependem das festas dos touros para viver. É verdade que todas estas festas geram milhares de Euros todos os anos, e criam milhares de empregos. Outros dizem que as touradas formam parte da identidade do país, o que é verdade, já que a Espanha é conhecida mundialmente pelos touros. E finalmente, os defensores desta festa popular argumentam que o Touro nao sofre. Ele entra numa tourada com seu instinto predador no nivel mais alto. Ele está pronto para matar e sabe que pode morrer, e por isso ataca.

Eu sou contra as touradas, e torço para que pouco a pouco estes festejos acabem. Lamento pela perda de empregos e pelo dinheiro que é arrecadado, mas é fato que os touros sofrem. As imagens que você vai ver a seguir sao fortes. Mostram o grau de crueldade que um touro é exposto:
Os toureiros também sao vitimas. Este ano ocorreram varios incidentes ferindo gravemente a varios deles Quem torce para o touro vibra nesta hora !!!!

Recentemente um touro saltou na arquibancada ferindo 30 pessoas, na cidade de Tafalla, Navarra.
Bom, finalizando o post, eu deixo a pergunta em aberto. Você é a favor ou contra das touradas ?

viernes, 27 de agosto de 2010

El Amigo Secreto

O primeiro post deste novo blog será sobre uma brincadeira que fazemos no Brasil desde criança e que aqui na Espanha também existe, porém os espanhóis fizeram uma "pequena" mudança na brincadeira que me deixou meio chocado....

Fim de ano, dezembro de 2005: Meus colegas do escritório resolvem organizar um "amigo secreto" que é o nome dado ao amigo oculto aqui. Achei a idéia excelente. Eu estava ha poucos meses na empresa, e seria uma boa oportunidade para confraternizar com os colegas e bater um papo em um ambiente mais relaxado.

No dia do sorteio do amigo oculto, tudo correu como manda o figurino:

Uma colega pegou um saquinho de pano e colocou o nome de cada um de nós dobrado em um papelzinho. Me aproximei, coloquei a mao no saquinho e sorteei meu amigo oculto.

Foi definido que o preço máximo dos presentes seria de 6 euros.... Com este valor, os presentes seriam um desastre, porque com 6 euros aqui você nao compra nem CD encalhado do Julio Iglesias. Mas tudo bem. A entrega dos presentes seria no jantar de confraternizacao, e a idéia era dar um presente de "sacanagem" para fazer uma brincadeira com o colega. Achei válido.

Entretanto, como eu levava pouco tempo na empresa e nao conhecia bem meu amigo secreto (que era uma mulher), fiquei meio sem graça de comprar uma besteira e resolvi comprar um brinco básico (assessorado pela minha esposa, para nao comprar nada brega). Gastei o dobro do preço sugerido (12 euros), mas comprei um brinquinho bacana e moderno.

Chegou o grande dia !!!!! Estava curioso para saber o que eu ia ganhar e quem me havia sorteado. Tava achando o máximo brincar de amigo oculto em outro país.

Quando chego no restaurante, minha chefe que tava organizando o amigo oculto me diz para eu escrever o nome da pessoa que eu sorteei na caixa do presente e depois colocasse o pacote numa enorme bolsa de plastico que iria armazenar todos juntos.

A partir daí a coisa começou a ficar estranha.... Por que os presentes ficavam todos juntos em uma grande bolsa plastica com os nomes escritos em cada pacote ???

Bom, começou o jantar (as 11 da noite no meio de uma enorme nuvem de cigarro, mas isso fica pra outro post), e durante a sobremesa, minha chefe finalmente anuncia que ia começar o amigo oculto.

OPA, vamos lá !!! Já tava pensando no que eu iria falar da minha amiga oculta, para os outros descobrirem... Iria dizer que minha amiga oculta fala numa velocidade incrivel, que para definir uma simples ervilha ela fazia uma monografia, mas que era muito gente boa e todos gostavam dela. Eu tinha certeza que iriam descobrir no ato quem era meu amigo oculto, mas nao importava.... Eu tava super ansioso para começar a brincadeira.

Minha chefe entao, pediu para eu ser o primeiro. Me levantei da mesa e fui até a grande bolsa de pacotes pegar o presente da minha amiga oculta e começar a descreve-la. De repente, veio o susto:

Minha chefe me pergunta:
- "Este nao é o presente que você comprou para sua amiga ?".....

Eu respondi
- "..... é ué.... nao é para entregar agora ?"

Minha chefe entao me explica como é o amigo oculto daqui e meu mundo veio abaixo....
- "Nao Eduardo.... você tem que procurar na bolsa o presente que tenha o seu nome... daí você vai, pega e abre na mesa".

- " O QUE !!!!???? só isso ???? A gente nao sacanaeia ninguém, nao descreve os defeitos do amigos oculto exageradamente para todo mundo rir, e se diverte tentando descobrir quem é, e logo depois você revela seu amigo oculto, entrega o presente e dá um abraço apertado ?"

- "Nao... você pega seu presente e volta para sua mesa......."

Completamente atônito, fui até a bolsa, procurei meu presente com meu nome, voltei com o pacote para a mesa e abri. Logo depois, foi outro colega até a bolsa, procurou seu presente, voltou para a mesa e abriu... e assim sucessivamente.... Sem risos, sem sacanagens, sem descriçoes, nada........

Detalhe: Você vai pegar seu presente na bolsa, abre, vê o que é, mas você nao pode saber QUEM te deu o presente !!!!!!!!!! Na Espanha o termo "amigo OCULTO" é bem levado á serio !!!!! só que aí tinham ido longe demais...

Lembram que eu tinha dito antes que eu havia gastado o dobro do valor estipulado porque eu queria dar um presente bacana ? Pois é.... Eu havia passado meia tarde atrás de um bom presentinho, havia pago o dobro do valor que a galera pagou pelos seus presentes, e meu amigo oculto ia ganhar um presente maneiro sem ficar sabendo quem deu ??

Nao senhor.... Eu me levantei, fui até o meu amigo oculto e disse: Fui EU quem te deu esse brinco, vem cá e me dá um abraço porra !!!!

P.S: Foi meu primeiro e único amigo oculto ... Nao participei mais porque é realmente muito sem graça !

Hola a todos !!

Oi Pessoal,

Hoje é nao é um dia qualquer....... É dia de lançamento de mais um blog da Série Edu Explica !! Hoje, 27 de agosto de 2010, as 23:20hs (fuso horário de Madrid), estamos lançando o blog "Edu Na Espanha", que contará o dia a dia do Edu em terras ibéricas.

Para quem nao sabe, sou filho e neto de espanhóis e depois de 32 anos morando no Brasil, resolvi me aventurar na Espanha. Desembarquei ha quase 6 anos e meio atrás (mais precisamente no dia 23 de maio de 2004), e desde entao me encontro em um processo continuo de adaptaçao. Afinal de contas, sao 32 anos de Brasil x 6 anos de Espanha....

A partir de agora, vou tentar explicar para você como é a vida na Espanha. Falaremos de tudo: política, gastronomia, cultura, arte, eventos, etc... Vamos elogiar muitas coisas, mas também vamos meter o pau....

Espero que vocês curtam este novo blog e possam conhecer um pouco deste país que eu escolhi para viver uma nova fase na minha vida.

Saludos a todos !!!!