Moro na Espanha há 7 anos. Sou filho de espanhóis, portanto tenho dupla nacionalidade e consequentemente nao sou ilegal. Nao ser ilegal é um quesito básico para morar em qualquer país do mundo. Do contrário você vai viver literalmente "à margem" da sociedade, sem um emprego decente, sem acesso a saúde, etc.
Bom, como dizia, cheguei ha 7 anos na Espanha. Sou formado em Administraçao de Empresas e tenho MBA. Consegui um emprego em uma empresa de desenvolvimento de software assim que cheguei em 2004, desde entao trabalho na mesma empresa até hoje. Portanto, consegui um emprego estável (por enquanto, a crise tá pegando) e tenho levado uma vida tranquila, batalhando todos os días, mas nao posso me queixar.
Muitas pessoas me perguntam: QUANDO você vai voltar para o Brasil ?
Bom, quando as pessoas usam a palavra "Quando" na pergunta, soa um pouco imperativo, como se eu tivesse obrigacao de voltar. E se eu nao quiser voltar ? Tem muito imigrante que saí do país com a intençao de nunca mais voltar, a nao ser que seus planos nao saiam como o previsto. Os meus planos foram cumpridos, entre altos e baixos, mas fui conseguindo as coisas que almejava. Portanto, nao parece lógico você deixar para trás tudo aquilo que lutou muito para conquistar.
Esta introduçao foi apenas um "aquecimento" para a pergunta: Voltar ou nao voltar ?
Parece clichê, mas pelos meus amigos e familiares, eu voltaria sim. As amizades que fiz aqui na Espanha por muito que eu as valorize, nao se comparam aos meus amigos de infância e adolescência. Portanto, se tem algo que me faria "puxar" de volta para o Brasil sao os amigos. Só que os amigos, por melhores que sejam, nao podem resolver sua vida. Todos nós temos que correr atras dos nossos objetivos, e muitas vezes para isso, você tem que se mudar para longe. Meus motivos para nao voltar sao outros:
Quem mora no exterior (principalmente na Europa e USA ou Australia e Japao), valoriza muito o fato de viver tranquilo. Você abre o jornal, assiste o noticiario na TV e sao rarissimos os casos de homicidio ou latrocinio (roubo seguido de morte). Desde que me mudei para a Espanha nunca mais me preocupei com violência. Há 7 anos que eu nao sei o que é cruzar com alguem estranho na rua. E perder isso é perder qualidade de vida.
Nao ser julgado pela roupa que visto ou pelo bairro que eu moro. Pessoal, neste quesito, o Brasil é uma tristeza. As pessoas estao continuamente analizando as roupas que você usa, o carro que você tem e o bairro onde vc mora. É uma competiçao insana. Paga-se 4.000 Reais por uma bolsa só para desfilar com ela no escritório. Compra-se um carro de 100.000 Reais só para chegar no churrasco e todo mundo ficar comentando. Muitas vezes essa bolsa vai ser paga em 24x sem juros no carnê, mas isso ninguém precisa saber. O negócio é se exibir. Isso é triste. Você vai em uma festa e se vê rodeado de "marcas" desfilando por todos os lados. As pessoas fazem questao de dizer que pagaram caro, quando o natural seria se vangloriar por ter pago uma pechincha. Isso é algo que me irrita e que pelo menos aqui na Espanha, onde eu vivo e com quem eu convivo eu nao vejo acontencer.
Ter que dar satisfaçoes sobre minha vida. Moro em um prédio que tem 4 apartamentos por andar. Cruzo com meus vizinhos quase diariamente no elevador há anos, e juro que eu nao sei o nome deles. Ninguem no meu prédio sabe da minha vida, e o que é melhor NAO SE INTERESSAM pelo que eu faço. Cada um na sua. No trabalho ocorre o mesmo. Eu saio de férias, e quando eu volto as pessoas no máximo perguntam se eu disfrutei. Nao ficam perguntando onde eu fui, onde eu comi, com quem eu fui, quanto custou o hotel, quanto custou a passagem de aviao, se eu comprei isso, se eu visitei aquilo, se eu pretendo voltar.... Quando morava no Brasil lembro que ao voltar ao trabalho das férias, o povo do escritório dizia: "Edu, a gente combinou de almoçar todos juntos para você nos contar TUDO sobre suas ferias".......
Existem outros motivos que eu nao vou ficar expressando aqui, porque senao vou passar por chato. Mas envolve educaçao, bons costumes, civilidade, organizaçao, etc. Posso ser chato, mas acredito que muita gente concorda comigo. Só para resumir este post, eu só quero viver minha vida tranquilo, sem stress e sem ter que dar explicacoes aos outros. E acho que aqui na Espanha, de alguma forma, eu encontrei o que buscava.